Alunos da ECSA realizam edição da Farmer’s Market em clima de festa junina
A quadra da Escola Chave do Saber (ECSA) se transformou em uma feira de produtos alimentícios em clima de Festa Junina com mais uma edição do Farmer’s Market, organizado pela Red Balloon. A atividade, realizada na sexta-feira (10 de junho), reuniu alunos de diferentes faixas etárias para uma simulação onde eles puderam comprar e vender produtos, brincar e desenvolver seu inglês de uma forma leve e descontraída.
Ana Tereza Winter, coordenadora de idiomas da ECSA, explicou que todos os eventos organizados pela Red Ballon buscam aplicar a metodologia de uma forma divertida. “Com o Farmers nós queremos trazer o inglês do dia a dia para dentro de sala de aula de uma forma diferente. Então aqui eles vão aprender a importância de se alimentar de maneira saudável com frutas, legumes e verduras, além de trabalhar a fluência comprando e vendendo”.
Participam alunos de diferentes idades e níveis de conhecimento na língua inglesa. Os clientes, ou compradores, são os alunos de maternal ao 5º ano, que é do K1 ao J2, já os vendedores são os teens, os mais velhos. “Aqui eles têm atividades que lembram feira e festa junina, como por exemplo a pescaria, a bola ao cesto, eles personalizam a própria ecobag e também realizam a plantação de sementinhas cujas mudas eles levam para casa. Escolhemos sementes de hortaliças, alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha porque depois eles podem usar para fazer as refeições”, exemplificou Ana Tereza.
Os estudantes elogiam a atividade e aproveitam ao máximo, como Maria Luiza Santiago, do T1. “Adoro participar, é maravilhoso. A gente aprende de acordo com as classes. É uma forma maravilhosa de aprender inglês, a gente pode falar com as pessoas, interagir, como se estivesse nos Estados Unidos”, disse ela.
“É bem divertido, faz ser legal vir à escola. É top falar inglês”, contou Julia Maria Gonçalves, do 5º A. “Acho legal participar porque a gente aprende a falar inglês, ficar fluente. Acho interessante”, opinou Maria Fernanda Vanni, do 6º A. Até os menores, que ainda não têm o domínio da língua, encaram o desafio com alegria, como Joaquim Piacenti Boabaid, do 2º B. “Estou gostando demais. Isso aqui está muito bom. É meio difícil falar tudo em inglês, mas eu estou conseguindo”, garantiu.
Preparação
A realização do Farmer’s Market envolve toda uma preparação, todo um planejamento, além de muita organização durante o evento, destaca a professora Angélica dos Santos, que coordenou os trabalhos. “Nós começamos mais ou menos uns dois meses antes desse evento, pensando na decoração, fazendo as compras dos brinquedos, reservando os vegetais, vendo quais vão estar disponíveis na época, que preço será cobrado”, descreve, informando que o visual é pensado de acordo com os produtos. “Eu gosto de separar por cor para ficar bonito esteticamente, agradável”.
Outro trabalho realizado antecipadamente é a seleção dos alunos mais velhos que irão participar como ajudantes. “Então, os professores em sala de aula observam os que conseguem ter um nível maior de inglês conforme a faixa etária e o nível de responsabilidade, selecionando dois de cada turma”, contou.
No dia da feira, as turmas são montadas por faixa etária e o nível de inglês. Os grupos participam de atividades como jogos e brincadeiras, personalizam suas ecobags e depois vão às compras, acompanhados de perto pelos professores, estimulando a autonomia dos alunos. “É 100% independente. Eles pegam as frutas e os vegetais que escolherem. Vão pedir em inglês e os ajudantes também vão vender em inglês”, ressaltou Angélica.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber