Alunos da ECSA realizam lançamento de foguetes pela MOBFOG no Parque das Águas
Os alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) realizaram no dia 19 de maio uma série de lançamentos dentro da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma competição inteiramente experimental realizada no país inteiro e que premia os estudantes que obtiverem os melhores resultados. A atividade contou com a participação de 14 estudantes, do 6º ao 9º anos. O local escolhido foi o Parque das Águas, próximo ao Centro Político e Administrativo.
Marcos Wimbeg Ferreira, que coordena a preparação para olimpíadas na ECSA, explica que se trata de uma competição que consiste na construção e lançamento de foguetes, de forma obliqua, ou seja, à distância, onde o objetivo é fazê-los chegarem o mais longe possível. Como são alunos do Ensino Fundamental, a propulsão é obtida com água e ar comprimido, com o auxílio de uma bomba de bicicleta. Os foguetes são lançados de uma plataforma com o acionamento de um gatilho, seguindo uma série de regras de segurança, salienta.
Os resultados dependem totalmente de como os estudantes realizam seus projetos. “Quando o aluno faz bem o foguete com aerodinâmica adequada, todo medido adequadamente, ele chega a atingir 110 m, 115 m, até 150 m. Os nossos lançamentos tiveram seis com mais de 100 metros de distância. Foi um resultado muito bom, ficamos muito felizes”, comemora Marcos. Ele destaca também o auxílio da Sala Tech da ECSA, com o professor Helton Maia orientando os competidores na construção das peças, e da coordenadora Cleide Portela no Parque das Águas.
“Esta etapa é única, acontece uma vez, e o passo seguinte é a inserção das informações no sistema da MOBFOG para vermos como vai ser a nossa avaliação diante da competição que ocorre em nível nacional. Ela é uma competição distinta, mas integra a OBA, a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, que é uma prova escrita. A MOBFOG é totalmente interativa e é uma prova experimental”, reforça o coordenador. O resultado será conhecido no dia 30 de junho deste ano.
Outras competições
Marcos Wimbeg ressalta que a ECSA participa de várias Olimpíadas este ano, algumas que inclusive já encerraram as primeiras fases, como as de Geografia, História, Ciências, e a Canguru de Matemática. E no dia 30 de maio acontece a prova da primeira fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), cuja divulgação dos classificados para a fase final sai no dia 2 de agosto.
Escrito por:
Contato paueprosa