Aprendizagem baseada em projetos: sabe o que é? Entenda!

Aluna do Ensino Infantil da ECSA, durante atividade de aprendizagem baseada em projetos

Você sabe o que é a aprendizagem baseada em projetos? Também chamada de Project Based Learning (PBL), o termo se refere ao modelo de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre por meio de problemas e desafios.

Diferente do ensino convencional, há um maior estímulo à autonomia e protagonismo do aluno como parte da construção do conhecimento.

A aprendizagem baseada em projetos demanda todo um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca de recursos e aplicação do conhecimento e da informação.

Neste post, vamos mostrar em detalhes o que é a aprendizagem baseada em projetos, quais seus benefícios e a importância da sua aplicação na proposta pedagógica

Aprendizagem Baseada em Projetos

Antes de mais nada, é preciso entender: o que é a aprendizagem baseada em projetos? Em resumo, é uma metodologia de ensino onde o aluno se envolve com diferentes desafios e tarefas para desenvolver um projeto, ou mesmo um produto.

Esse modelo é baseado em projetos que integram diferentes áreas do conhecimento e aprendizados. Assim, ele estimula um maior desenvolvimento de competências, além de características como:

– Criatividade;

– Autonomia;

– Trabalho em equipe;

– Protagonismo do aluno;

– Pensamento crítico.

No contexto da Educação Básica, ela promove um desenvolvimento de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isto é, além de moderna, a aprendizagem baseada em projetos traz um processo de ensino desafiador, proporcionando todo um contexto de experimentação aos alunos.

A aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos

E como ocorre a aplicação da aprendizagem baseada em projetos? No contexto da Educação Básica nas escolas particulares em Cuiabá, especialmente dentro da escola integral, essa metodologia de ensino é baseada na proposição de um problema ou desafio aos alunos.

Com a formação de grupos ou não, os alunos devem investigar as possíveis causas do problema, ou soluções para o desafio.

É proposta também a elaboração de hipóteses, o que estimula o pensamento crítico e a autonomia do aluno.

Com o reconhecimento das origens do problema, o estudante pode definir as táticas aplicadas em sua resolução. Assim, por meio de seu planejamento, os alunos devem passar para a execução do plano.

O objetivo é fazer com que os alunos sejam capazes de interagir e vivenciar a sua realidade, além de estabelecer uma ideia sobre o certo e errado.

A aprendizagem baseada em projetos traz alguns benefícios com sua aplicação. Por meio dela, o estudante é capaz de propor soluções e prevenções de forma muito mais fácil e crítica. 

Em que é baseada esse tipo de aprendizagem?

O principal propósito da metodologia é incentivar os alunos em seu aprendizado de forma autônoma, com muito mais participação.

Há um maior estímulo para que ele possa aprender a lidar com problemas e situações comuns em sua rotina.

Assim, a proposta é que o estudante seja o centro nesse processo de aprendizagem, com uma participação mais ativa, sendo responsável na construção do seu próprio conhecimento. 

Mas o que é ser um estudante protagonista?

Tradicionalmente, conhecemos o ensino como a prática onde o professor, em sala de aula, ministra a matéria aos alunos.

Esse modelo de ensino centraliza a figura do educador, fazendo com que haja menos espaço para a participação do aluno nesse processo.

Com o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com o educador, há mais espaço para um desenvolvimento completo do estudante.

Em um plano de aula aprendizagem baseado em projeto, o protagonismo do aluno é algo estimulado de forma recorrente, sendo um grande diferencial da escola moderna.

E é exatamente o que acontece com a aprendizagem baseada em projetos. Aqui, há um espaço maior para que o aluno seja a fonte na construção do seu próprio conhecimento, o que traz alguns benefícios. 

Desenvolvimento da autonomia do aluno

Um deles, por exemplo, é o desenvolvimento de uma maior capacidade de autonomia do estudante. O protagonismo do aluno é um dos responsáveis, no contexto da Educação Básica, por estimular uma maior autonomia.

É possível que a criança e o adolescente possam aprender a “caminhar com as próprias pernas”, construindo de forma autônoma o seu conhecimento. 

Estimular a criatividade

Outro dos benefícios da aprendizagem baseada em projetos é um maior estímulo da criatividade. Com foco em seu próprio aprendizado, é mais fácil ao estudante desenvolver sua capacidade criativa.

O fator essencial para que isso ocorra é a maior participação dele na construção do seu conhecimento, dentro e fora de aula.

O aluno desenvolve ainda outras capacidades, como a de análise de situações e o gerenciamento de pensamentos. 

Incentivar o pensamento complexo

O incentivo ao pensamento complexo, aliás, além do próprio gerenciamento em si, é outro benefício da aprendizagem baseada em projetos.

A metodologia de ensino garante que o estudante possa perceber a realidade sob diferentes pontos de vista, o que é essencial para um desenvolvimento completo e a inserção do aluno na convivência em sociedade. 

O aluno como fonte de conteúdo

Ainda é possível citar como benefício da aprendizagem baseada em projetos e do protagonismo do aluno a sua transformação em fonte de conteúdo.

Dar ao estudante a chance de utilizar o espaço em sala de aula para que possa se desenvolver é permitir um aprendizado compartilhado, a partir de diferentes perspectivas e experiências.

Assim,o aluno pode adquirir novos conhecimentos por meio do ambiente escolar, com a integração de todos. 

ECSA e o protagonismo do aluno

Na ECSA, escola em Cuiabá, acreditamos que para preparar os alunos para a vida, devemos inseri-los na sociedade por meio das experiências.

Investimos não apenas em um ensino por meio da aprendizagem baseada em projetos, como também através do estímulo ao protagonismo do aluno.

Sabemos, também, que o mundo está em constante movimento e evolução, o que nos convoca a uma escuta genuína sobre as transformações sociais e geracionais.

Nesse sentido, temos como compromisso APRENDER para ENSINAR!

O coletivo da ECSA é construído através de um olhar individual para cada um de nossos alunos. Um olhar que considera a diversidade como possibilidade de convivência ética e de valorização humana, reconhecendo-a como construção histórica, cultural e social e que deixa marcas importantes na formação das crianças.

Quer saber mais sobre como o protagonismo do aluno é desenvolvido na ECSA? Acesse nosso site e veja como o aprendizado é construído aqui!

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Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


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