Atividade com argila estimula criatividade e amplia repertório cultural das crianças
Dar forma à argila proporciona às crianças a exploração tátil, estimula a criatividade e desenvolve a coordenação motora fina. Os alunos de 3 a 6 anos puderam participar de uma atividade com este material, que foi além e permitiu a eles ampliar o repertório cultural ao lhes apresentar obras da artista regional Rosilene Pinto.
A professora Natália dos Santos Borges conta que a atividade foi pensada antes mesmo do início das aulas. O projeto foi amadurecido e a oportunidade veio junto com as comemorações referentes aos 300 anos de Cuiabá. Desde o ano passado as artes da cuiabana Rosilene Pinto já vinham sendo apresentadas, então para o aniversário da capital, a ideia não só permitiu que as crianças soubessem mais sobre a vida da artista, mas também colocassem a mão na massa e criassem suas próprias artes.
A modelagem da argila chama a atenção dos pequenos devido às formas e texturas. Por isso, conta Natália, o trabalho foi realizado não apenas uma vez, mas em vários dias para que pudessem sentir a matéria-prima em várias etapas, como mais mole ou mais endurecida. O resultado foi exposto durante às comemorações de aniversário de Cuiabá.
“Em março nós iniciamos a sequência didática, apresentamos as obras para as crianças, falamos sobre quem eram as artistas. Eles tiveram o momento de manipulação e também de produção”, explicou.
Natália explica também que o objetivo da atividade foi ir além da questão do estímulo à coordenação motora fina, mas ampliar o repertório cultural e mostrar as crianças que são capazes. “Eles puderam saber mais sobre uma artista cuiabana e pudemos mostrar que elas são capazes, produtores de cultura”, finalizou.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Foto: Helder Faria
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber