Carnaval da ECSA remonta aos antigos bailes de salão

Os alunos caíram na folia nesta sexta-feira (1º de março) com o Carnaval da Escola Chave do Saber (ECSA). A instituição ofereceu aos estudantes, do Infantil ao 9º Ano, um baile no estilo tradicional, com todos fantasiados, confete, serpentina e muitas marchinhas e músicas típicas de carnavais mais antigos. Eles, claro, aproveitaram bastante e elogiaram a iniciativa.

Quem comandou a folia foi a bailarina Mariana Prates, que é professora de balé clássico há 20 anos. Mãe de aluna, ela foi convidada pela direção da ECSA para trabalhar com os estudantes o que seria um típico baile de carnaval, com vários tipos de dança, desfile de fantasias, cordões e brincadeiras.

“É muito importante para as crianças fazerem uma atividade física, mas principalmente ter um momento lúdico. Vir para a escola só para estudar, às vezes deixa eles um pouco entediados. Esses momentos para extravasar, brincar, se divertir são muito bons”, enalteceu Mariana.

As crianças aproveitaram ao máximo e declararam seu amor pelo Carnaval. “Acho muito bom porque a gente se diverte. Para mim tem que comemorar, não pode faltar, é muito importante para o Brasil”, opinou Luiza Magalhães Novaes, do 5º ano. “Acho o carnaval maravilhoso, todo mundo de fantasia, com confete e serpentina, jogando pra cima e brincando”, disse Yasmin Cibulskis, do 4º Ano, que revelou ter como tradição na família “pularem” na maior parte das vezes em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Houve também quem ressaltasse a união promovida pelo Carnaval. “Acho legal porque todo mundo fica junto. Tenho amigas que uma vez briguei com elas e no carnaval a gente parou de brigar, porque queria ficar juntas”, lembrou Maria Augusta Cabral Pires, do 5º Ano. “A gente fica unido com os amigos, familiares, a mãe, o pai e todos se divertem juntos na folia”, emendou Heloisa Macedo Dal Cero, também do 5º ano.

“O Carnaval é uma cultura brasileira, é um momento em que as pessoas compartilham diversão e é isso que nós estamos fazendo com os alunos. Vamos compartilhar diversão, vamos brincar, vamos dançar, vamos pular, vamos nos fantasiar. O momento da fantasia é o da criatividade e nós deixamos aberto”, explica a diretora Márcia Bezerra. Segundo ela, a ECSA tem procurado promover um carnaval que agregue coisas boas, que seja saudável, cultural e lúdico. Daí a escolha, este ano, por trazer uma coreógrafa e utilizar uma seleção especial de músicas que são clássicos da folia de Momo.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Helder Faria

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: