Como é a rotina da criança na Educação Infantil? Entenda!
A Educação Infantil é uma das fases mais importantes em toda a Educação Básica. É onde o aluno tem seus primeiros contatos com o ambiente escolar e começa a se habituar ao processo de aprendizagem.
Mas para que isso aconteça, é essencial que haja uma correta construção da rotina da criança na Educação Infantil. Em outras palavras, é necessário adotar um processo de ensino que estimule, dia após dia, o desenvolvimento do estudante.
E como isso acontece? É o que vamos mostrar a seguir. Continue a leitura e saiba mais!
A Educação Infantil no Brasil
A Educação Infantil no Brasil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo o primeiro momento em que a criança é inserida no contexto do processo de aprendizado.
No Ensino Infantil, a faixa etária de zero aos cinco anos destaca a amplitude que essa etapa possui. Um dos principais objetivos dessa fase é promover nos pequenos o desenvolvimento de diversos aspectos, especialmente físicos, motores, sociais, emocionais e cognitivos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação Infantil estabelece alguns pontos fundamentais para a rotina da criança..
A BNCC Ensino Infantil
A BNCC Educação Infantil é o documento que estabelece parâmetros e diretrizes gerais para a Educação Infantil.
Em síntese, ele destaca um conjunto de competências gerais que as crianças devem desenvolver ao longo dessa fase. Essas competências refletem na concepção de aprendizado que acontece durante o processo de aprendizado dos pequenos.
A implementação da Base Nacional Comum Curricular ocorre para que haja uma maior vinculação entre o aprendizado do aluno e o que a escola oferece como rotina na construção do conhecimento.
A BNCC Educação Infantil traz como parâmetro a ser implementado em sala de aula os campos de experiência.
Os Campos de Experiência
Os campos de experiência têm por objetivo desenvolver o processo de aprendizado com foco na construção do saber, bem como de conhecimentos fundamentais ao desenvolvimento da criança.
O objetivo é estimular um crescimento saudável e completo do aluno, centralizando o aprendizado nele. Dentre os campos de experiência, estão:
– O eu, o outro e o nós – enfatiza a construção da identidade e da subjetividade da criança;
– Corpo, gestos e movimentos – a exploração de movimentos e a interação com espaços com base em vivências comuns em outros ambientes;
– Traços, sons, cores e formas – valorização de linguagens como a música e a construção do conhecimento a partir de referências sonoras e visuais;
– Escuta, fala, pensamento e imaginação – desenvolvimento da linguagem oral por meio de atividades para ampliar o conhecimento sobre as formas de comunicação;
– Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – construção do aprendizado através dos espaços.
A importância da Educação Infantil
E o que é Educação Infantil? Como já destacamos, essa fase é uma das mais importantes etapas na formação do aluno. É nela onde aprendizados e conhecimentos são desenvolvidos.
É na Educação Infantil onde a criança começa a existir fora do convívio familiar. Ou seja, é aqui onde sua integração na sociedade começa de fato.
Também é nessa fase onde habilidades e capacidades são construídas, além de aspectos da personalidade e da autonomia do aluno.
Com um aproveitamento completo da Educação Infantil, a criança tem a oportunidade de crescer com independência, com maiores chances de sucesso em sua vida individual e escolar.
Como é a rotina da criança na Educação Infantil?
É fundamental que haja um estímulo à sua integração no ambiente escolar. Na Educação Infantil, o conceito de integração está fortemente relacionado com o da rotina.
O período do aluno na escola serve mais do que apenas para obter conhecimento, mas para que ele se adapte à uma nova realidade, à um novo ambiente.
Além do tempo adequado para que a criança possa realizar todas as suas atividades, sem prejuízo ao seu aprendizado, ainda é garantido o tempo de interação com os demais alunos e com o ambiente escolar.
E para que tudo isso aconteça, e seja estabelecida uma rotina com efeitos benéficos à criança na escola, o plano de ensino na Educação Infantil é essencial.
O plano de ensino na Educação Infantil
O plano de ensino na Educação Infantil funciona como um cronograma, onde são definidos horários e disciplinas a serem ministradas ao aluno dentro e fora da sala de aula.
O plano ainda deve trazer atividades que instiguem a curiosidade, a experimentação e encorajem a criança a explorar esse novo mundo.
O objetivo é definir, de forma adequada, as expectativas de aprendizagem, além das competências e habilidades que serão desenvolvidas a cada aula.
Ainda são estabelecidos no plano de ensino procedimentos e atividades que serão realizados para a aplicação e fixação do conhecimento.
O desenvolvimento da criança na escola
Tudo isso é importante para que haja um completo desenvolvimento da criança na escola, sendo um dos principais objetivos da Educação Infantil.
Mas a construção do conhecimento, habilidades e competências só ocorre quando há uma completa colaboração entre escola, sociedade e família.
A escola tem o papel integrador, onde há um estímulo à socialização entre alunos e entre eles e o ambiente de ensino. Isso acontece por meio de uma exploração do espaço escolar, permitindo aos educandos participarem de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu futuro.
A rotina da criança na Educação Infantil na ECSA
Escola em Cuiabá que preza por um aprendizado onde o aluno aprende ao explorar e interagir com o ambiente, a ECSA proporciona uma rotina totalmente direcionada ao aprendizado.
O foco da Educação Infantil é fazer com que a criança seja instigada à curiosidade e experimentação. Para isso, adotamos um completo acolhimento do estudante no ambiente escolar.
Na rotina dentro de sala de aula, o aluno tem a oportunidade de se desenvolver e construir o seu conhecimento por meio da experimentação. Nosso foco é fazer com que o aluno seja protagonista em seu próprio aprendizado.
O objetivo é ampliar horizontes e mostrar diferentes maneiras de solucionar problemas na busca pelo crescimento social e intelectual da criança.
Escola Integral
Parte da rotina da criança na Educação Infantil na ECSA acontece também na escola integral. A ECSA Integral tem como intenção complementar o aprendizado do aluno na escola.
No entanto, diferente das demais escolas integrais, há uma priorização do bem-estar do estudante, além da reorganização de espaços, proporcionando seu pleno desenvolvimento.
Nessa etapa da Educação Básica, fornecer ainda mais espaços para a construção do aprendizado do aluno é essencial, justamente por isso, nossas turmas de tempo integral são acompanhadas permanentemente por professores pedagogos e uma equipe especializada.
Quer saber mais sobre como é a rotina da criança na Educação Infantil? Então agende uma visita ao Colégio ECSA e saiba tudo o que podemos fazer pelos seus filhos!
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber