ECSA implanta Laboratório Inteligência de Vida, ferramenta voltada à educação socioemocional

A Escola Chave do Saber (ECSA) implanta em 2022, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), um programa que desenvolve a educação socioemocional e é aplicado em mais de 500 escolas pelo Brasil. Seu objetivo é ajudar as crianças a conhecerem e equilibrarem seus sentimentos e desenvolverem habilidades para a vida. As atividades serão semanais e voltadas especialmente para cada faixa etária.

A diretora da ECSA, Márcia Bezerra, lembra que a intenção da escola sempre foi trabalhar o indivíduo, o ser, de forma integral. “Entendemos que não há uma separação no desenvolvimento dele. Então não há o indivíduo apenas no seu desenvolvimento cognitivo e não há um indivíduo apenas no seu desenvolvimento emocional. É apenas um indivíduo, em seu desenvolvimento global e as habilidades socioemocionais nos ajudam nos desafios do dia a dia, a colocar em prática tudo aquilo que aprendemos”, explica.

Se elas fazem parte do desenvolvimento e são construídas no decorrer da vida, é importante que a escola esteja apta a trabalhá-las com os alunos. Nada mais natural, portanto, que isso faça parte da proposta da escola, seja como parte da socialização, da ação, até mesmo do conteúdo gerado em sala de aula, frisa. “Mas para fazer isso precisamos também de uma orientação, de um trabalho voltado para o professor. Se nós queremos propor isso aos nossos alunos, precisamos trabalhar isso primeiro em nós. É o que o LIV traz como proposta”, frisa Márcia.

Segundo a diretora, diferentes temáticas, do dia a dia, das relações, dos conflitos habituais, são levadas semanalmente para discussão, para reflexão, para escuta e para prática de diálogo. O que é especialmente interessante numa escola “onde trabalhamos o desenvolvimento do senso crítico como parte da formação, mas também o convívio, a aceitação das diferenças, o respeito”. Outro ponto importante destacado por ela é o fato do LIV não trabalhar de forma mecanizada, com atitudes repetidas, incorporadas. “São atitudes, refletidas e, vamos dizer assim, discutidas entre pares, com a mediação de um adulto.”

O conteúdo é adaptado para se encaixar nas necessidades e no perfil de cada escola. “Primeiro eles conhecem a identidade da escola que se candidata, vamos dizer assim. Na entrevista que fazemos, nos contatos iniciais, falamos um pouco daquilo que procuramos, do nosso propósito”, conta Márcia. No caso da ECSA, o LIV vem então para reafirmar e trazer mais subsídios a algo que já faz parte de sua proposta. “A escola sempre trabalhou com disciplina positiva, com mediação de conflitos, reflexão, escuta e diálogo. Mas se ela não tem uma sustentação, um aparato, isso se perde”. Traz estratégias que estão muito dentro do interesse da criança. São histórias, séries, tudo criado e montado especificamente para esse trabalho com base em um know how bastante consistente, finaliza Márcia.

 

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: