ECSA prepara ano letivo 2019 com Semana Pedagógica

O ano letivo na Escola Chave do Saber (ECSA) começa muito antes da chegada dos alunos, que está marcada para o dia 11 de fevereiro. Nesta segunda-feira (21 de janeiro), direção, professores e equipe administrativa se reuniram para iniciar a Semana Pedagógica, momento em que é feita a preparação para todo o ano de 2019. E ele chega com novidades, como o início da ECSA Integral e mudanças estruturais importantes no edifício.

A diretora geral da ECSA, Márcia Bezerra, explica que a ideia é começar trabalhando a motivação da equipe. “Os desafios estão sempre presentes, mas vejo que motivação para vencê-los é a questão mais importante. Problemas sempre vão existir e precisamos de pessoas que os solucionem com criatividade, com bom senso, sensatez”, frisa. O objetivo é começar o ano com bons fluidos e muita boa vontade, acrescenta.

Outro ponto de reflexão proposto pela gestora diz respeito à união de forças. “Ninguém faz nada sozinho. Então eu quero tirar um pouco da equipe gestora a responsabilidade de apaziguar, de ganhar novos alunos, de convencer as pessoas sobre a qualidade e a importância do trabalho que é feito aqui e passar para o grupo todo essa potência”. Também é uma oportunidade de as pessoas falarem e serem ouvidas. “Esse momento é necessário”, valoriza a diretora.

Na Semana Pedagógica é discutido o planejamento, são revistos manuais, informadas mudanças e novas orientações. “Isso vai afinar e alinhar o trabalho para o ano todo. A partir daí nós damos os direcionamentos”, resume Márcia.

Ela lembra que 2019 é um ano atípico para a ECSA, que passa a fazer uma oferta diferenciada e ainda mais desafiadora, como o ensino em tempo integral. Praticamente 10% dos alunos estarão incluídos nessa modalidade de ensino, o que é um número significativo, avalia. “É desafiador, precisamos ver isso com um cuidado diário para que seja mais um produto de sucesso dentro de nossa escola”.

A ECSA começa o ano diferente. Ela está passando por uma reforma estrutural com o objetivo de modernizar a unidade, adequar às novas normas de acessibilidade e criar novos ambientes para o ensino integral. “A escola vem aperfeiçoando o trabalho pedagógico, trazendo mais consciência para o professor, mas ao mesmo tempo melhorando os espaços e as condições de trabalho. O espaço é o nosso terceiro educador, isso não caiu. Os primeiros são a família e a escola, que gosto de colocar juntos, tudo isso em um espaço de pertencimento, de acolhida e inovador para essas crianças que são nossa centralidade”, diz.

Formação continuada

As semanas que antecedem a volta às aulas também são de continuidade do trabalho de formação continuada na ECSA. A coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I, Eliza Rita de Oliveira Duemes, lembra que antes das férias foram realizadas atividades sob o tema da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Fizemos um estudo sobre o texto da Base, com o intuito de implementar as competências por ela propostas. Na ocasião destacamos as 10 competências gerais e as específicas de cada segmento da educação, bem como as habilidades a serem estimuladas e aprimoradas em nossos alunos. Enfocamos a educação proposta pela Base com foco na formação integral dos alunos considerando todas as suas dimensões (intelectual, social, cultural, emocional e física)”, conta.

Na próxima semana, os professores darão sequência à formação iniciada no ano passado visando a produção de texto. “Nosso foco é nos esforçarmos para propiciar aos alunos boas condições didáticas para a formação de escritores potentes, que reproduzam comportamentos de escritores experientes como, por exemplo, definir o contexto da produção, fazer planejamento do texto, revisar quantas vezes for preciso para chegar a um bom produto final”, enumera.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Helder Faria 

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


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