ECSA encerra o ano de projeto autoral com apresentação de projetos em Mostra Científica

Alunos do 1° ao 9° ano da Escola Chave do Saber (Ecsa) apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o ano na Sala Tech, projeto autoral desenvolvido para interligar os conteúdos (aprendidos) trabalhados em sala de aula com experimentação científica e tecnológica.

Os trabalhos desenvolvidos na Sala Tech foram expostos na Mostra Científica Tecnológica, realizada na quarta-feira (14). Danillo Alves, 14 anos, aluno do 8° ano, afirmou que está empolgado com o projeto, pois sempre se interessou por tecnologia.

“Desde criança gosto de tecnologia, então na Sala Tech pude aprofundar os meus conhecimentos. Acredito que é um projeto da escola que vai agregar muito para a minha vida e futuramente para a minha carreira profissional”, disse o estudante que montou um robô que se movimenta.

Já os estudantes Yasmin Laureen, 12 anos, Manoela Oliveira, 13, Gustavo Henrique, 12, Arthur Freitas, 13, Larissa Noronha, 12, e Theo Avallone, 13, criaram a cobra que se movimenta e o caracol que emite som. “Foram três meses de trabalho para chegar ao resultado final. A gente aprende a fazer muitas coisas legais na Sala Tech”, afirmou Larissa. Gustavo comentou que sempre gostou de tecnologia e agora está podendo aprender e desenvolver o tema durante as aulas.

Professora de Robótica, Mara Tereza explica que a Sala Tech faz parte da grade curricular da Escola Chave do Saber, com uma aula semanal. Experimentação científica, espaço cultural, maker da robótica e espaço de tecnologia fazem parte da disciplina. A escola conta com três profissionais de robótica e dois de ciências que trabalham no projeto autoral.

“Todos os trabalhos desenvolvidos são interligados com os conteúdos de sala de aula. Esse é o primeiro ano da Sala Tech da escola e o resultado é muito positivo. Os estudantes aprenderam sobre robótica, programação, trabalharam experimentação científica de vários temas e estão agora apresentando os seus trabalhos”, comentou.

Pensando na educação 4.0, que trata da evolução da tecnologia, a Escola Chave do Saber inovou e criou o projeto autoral. “Os alunos gostam de aprender com a interatividade, eles são protagonistas do seu aprendizado. Lançamos os desafios na Sala Tech e as construções dos projetos são feitas por eles, com o apoio dos professores, envolvendo os conteúdos de sala, processo de estudo e muita pesquisa”, explicou Mara Tereza.

A diretora da Escola Chave do Saber, Márcia Bezerra, avaliou que os resultados positivos obtidos com a Sala Tech se deram após análise no ano passado, com o olhar da escola às necessidades das crianças e também para atualização de como a escola constrói junto aos alunos, o processo ensino e aprendizagem (expõe o projeto político-pedagógico) – tirar.

“Para o processo de valorização, atendemos a demanda tecnológica que chama a atenção dos alunos, eles gostam. Então, criamos esse projeto que veio da experiência que a gente tinha da informática educativa, do interesse dos estudantes pelo laboratório de ciências e trouxemos elementos da lógica para dar vasão a aula que virou disciplina semanal, entrou na grade curricular e valida os conteúdos de sala de aula”, pontuou.

Esta foi a terceira Mostra Científica Tecnológica da escola. Outras duas foram realizadas no semestre passado. A Professora de Iniciação Científica, Andrea Cristiane Giuriatti, lembrou que o projeto ajuda o aluno a desenvolver o pensamento crítico.

“Os alunos começam a questionar o motivo que ocorre tal fato. Aprendem o conteúdo da matriz curricular, e nós iniciamos as experimentações para que levantem hipóteses e cheguem às soluções, montando o projeto maker. A Chave do Saber sempre proporciona que seus alunos sejam protagonistas, e é isso que o mercado pensa e espera, e agora estamos inserindo a robótica, o maker para estimular o aluno, que passou a se interessar mais pelas disciplinas”.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Tony Ribeiro

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


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