Projeto de Vida ajuda a preparar alunos para Ensino Médio previsto pela BNCC

Em 2022, as aprendizagens essenciais começam a ser aplicadas ao Ensino Médio, de acordo com o que define a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas serão desenvolvidas levando-se em conta conhecimentos, competências e habilidades dos alunos. Na Escola Chave do Saber (ECSA) a preparação para essa etapa, que é a última de educação básica antes do ingresso no Ensino Superior, começa com o programa “Projeto de Vida”.

Ele foi aberto no dia 26 de maio, com apresentação do professor Marcelo Cesar Bueno da Silveira, da ECSA, e palestra do professor Carlos Leão, diretor pedagógico do Colégio Maxi, envolvendo alunos do 9º ano. Na oportunidade o convidado apresentou para os participantes o que se propõe no novo Ensino Médio, as razões dessa proposta, e fazê-los entender o que são os itinerários formativos e como tudo isso se liga ao projeto de vida de cada um.

A coordenadora pedagógica da ECSA, Giseli Barros Giroto, explica que com a proposta do novo Ensino Médio, colocar os estudantes como protagonistas das suas escolhas tornou-se algo extremamente relevante para as escolas. “As escolhas que farão decorrem da estruturação do seu Projeto de Vida, vislumbrada nos segmentos anteriores da vida escolar. Conhecer os seus estudantes, o que querem, o que pensam, quais são suas aspirações, especificidades e necessidades é algo que a escola precisa priorizar”. salienta.

Após a apresentação do Projeto, foi enviado aos alunos um questionário, reunindo questões sobre autoconhecimento e interesses relacionados ao Ensino Médio. “Dar vez e voz a esses jovens, fará com que a passagem pelo novo Ensino Médio seja ainda mais integradora e significativa”, frisa Giseli.

Leão ressalta que, em vista do aluno ter que fazer escolhas de itinerário, de disciplina eletiva, o trabalho de preparação acabou se intensificando e ele entrou para colaborar no desenvolvimento do Projeto de Vida, que atende três dimensões, a pessoal, a social e a profissional. “A carreira profissional não é única nesse processo de construção do projeto de vida, mas é importante eles estarem discutindo isso, tratando dessa temática. E, para nós, é superimportante dentro do desenho que a gente vai propor para 2022 no Ensino Médio, que possam dar um pouco do olhar deles também das suas dimensões”.

“O nosso papel vai ser auxiliar esses estudantes a encontrar o próprio caminho, a aprender e se reconhecer como sujeitos, cada um olhando dentro de sua potencialidade, e a escola também olhando para isso. E levando em consideração as habilidades que o aluno traz, as tendências, as identificações, que servirão para a definição da profissão no futuro”, acrescenta a coordenadora. Para finalizar, Giseli procura deixar claro que não se trata de um teste vocacional, ou de um trabalho de orientação vocacional, embora não deixe de ser importante nesse sentido.

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


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