Reforma moderniza e adequa ECSA para receber Ensino Integral em 2019
A Escola Chave do Saber (ECSA) passará por uma reforma estrutural que se estenderá até 2020. Realizadas com o objetivo de modernizar a unidade, adequar às novas normas de acessibilidade e criar novos ambientes para o ensino integral. As obras serão realizadas em diferentes etapas, a fim de não interromper as atividades pedagógicas e administrativas. Durante esses períodos, o atendimento ao público será feito normalmente no setor administrativo da escola.
Ao final da reforma, alunos, pais e funcionários contarão com estruturas que visam facilitar o deslocamento entre os ambientes da escola, com escadas e rampas mais largas, além de elevador. Uma nova escada no bloco B contará com vedação que proporciona proteção solar e boa circulação de ar. O acabamento será em chapa metálica com furos, que oferece a possibilidade de utilização pedagógica.
Acabamentos claros conferirão mais conforto visual e modernidade. Nas paredes, eles deverão proporcionar maior interação com alunos e material didático, com a utilização de tinta imantada, madeira e painéis de lousa branca. Já o piso vinílico, sem juntas aparentes, busca oferecer mais conforto térmico ao contato da pele em atividades de solo, além de prevenir acidentes.
A preocupação com a consciência ambiental também está contemplada com a inserção de vegetação no centro do colégio, com possibilidade de contato direto das pessoas pela passarela entre blocos. O sistema de torneiras e descargas foi pensado com foco na eficiência e na economia de água, como também na praticidade de limpeza. Haverá um aumento no número de sanitários, com instalações divididas entre masculino, feminino e PNE em todos os pavimentos.
Além da ampliação para receber o ensino integral, as salas de aula ficarão mais modernas. Elas terão janelas amplas com vidro translucido, proporcionando maior integração com a escola e estímulo a concentração dos alunos. Passarão a contar ainda com bancada e cuba para ampliar as atividades pedagógicas, sem que os estudantes tenham que se ausentar para pequenas higienizações.
Como nas outras reformas realizadas na ECSA, o objetivo é proporcionar conforto, segurança e funcionalidade à escola, dentro da proposta de dar mais liberdade e oferecer novas possibilidades de utilização da estrutura física aos alunos. Segundo a diretora Márcia Bezerra, a preocupação com o ambiente escolar é importante porque ele exerce grande influência nos resultados almejados na formação dos alunos. Os espaços devem auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como possibilitar uma aprendizagem dinâmica.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber