Sala Experimental propõe desafios aos alunos da educação infantil

Existem várias maneiras de adquirir conhecimento que vão além da atividade expositiva e dos exercícios aplicados pelos professores em sala de aula. Na Escola Chave do Saber (ECSA), um espaço foi criado especialmente para se somar às aulas tradicionais: a Sala Experimental. Trata-se de um espaço climatizado onde os alunos têm liberdade de escolher o que querem fazer, sempre sob a observação atenta do professor.

É um local onde os estudantes podem experienciar, perceber e praticar vivências que serão importantes para o seu desenvolvimento. Segundo a diretora da ECSA, Márcia Bezerra, a Sala Experimental está baseada em três pilares, que são “desafio”, “investigação” e “liberdade de escolha”. Nessa extensão da sala de aula ele encontra novos cantos desafiadores. Vai realizar atividades, não necessariamente ao mesmo tempo que os colegas, mas que são diferentes das habituais, feitas por toda a turma, explica.

A diretora cita exemplos como o do ateliê, onde o aluno vai aprender a expor sua criatividade através do desenho ou pintura. A Sala Experimental conta também com ambientes como uma cozinha em miniatura, proporcionando vivências sociais conectadas com a realidade das crianças; uma mesa de luz onde os alunos experimentam a descoberta de objetos por ângulos diferentes; um espaço de criação com papelão e cartolinas, para que elas explorem muito a criatividade e inovação, dentre outros “cantos”.

“As atividades feitas na sala sempre estão inseridas num conceito de construção e liberdade, proporcionando ao aluno o protagonismo na prática”, frisa. E o importante, acrescenta, é que eles a utilizem todos os dias. “Todas as turmas, neste caso, inicialmente da educação infantil, passam por essa sala. Tem que ser um hábito adquirido”.

Há inclusive uma preocupação com o oferecimento de novos desafios. “Ela é reformulada periodicamente com um novo ponto de investigação. Então, não é sempre a mesma. Os cantos vão mudando, novos aparecem, anteriores voltam e aí nós vamos descobrindo o que chama a atenção dessa criança, o que ela quer aprender, como ela quer aprender e o que ela quer descobrir”, informa Márcia.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: