Mostra Cultural ocupa corredores da ECSA com trabalhos feitos pelos alunos
A Escola Chave do Saber (ECSA) amanheceu nesta quinta-feira (29 de setembro) repleta de exposições espalhadas pelos corredores em mais uma edição da Mostra Cultural. Uma tradição de muitos anos, o evento é uma oportunidade para que os alunos mostrem seu talento e exercitem a criatividade em trabalhos dos mais diferentes tipos e temáticas. Teve de tudo um pouco: poemas, esculturas em argila, reescrita e reprodução de cenas de fábulas, desenhos, pinturas, brinquedos com material reciclável e até direito a “palhinha” dos alunos de música.
“A Mostra Cultural abrange desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. É uma oportunidade de compartilharmos com a comunidade escolar os trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo”, destacou a coordenadora pedagógica do Infantil Milene Dorneles. Eles exercitam o protagonismo das mais diversas formas e utilizando uma grande variedade de materiais, sempre baseados em temáticas pré-estabelecidas.
“Esse evento é um marco da ação educativo-cultural que reúne trabalhos de várias áreas do conhecimento, traz temas relevantes para a ampliação cultural dos alunos e da comunidade, como meio ambiente, arte, ciência e literatura, entre outros, integrando alunos de diferentes faixas etárias. É também uma oportunidade para os pais conhecerem o processo educativo escolar de seus filhos e também de outros alunos da escola. Em nossa Mostra Cultural a escola cumpre a sua função social quando apresenta práticas de ações intencionais que envolvam todos os atores do processo educativo”, salientou Milene.
Para os alunos a diversão é completa, desde os preparativos para a realização dos trabalhos até a visita às exposições. Pedro Gonçalves, do 3º A, conta que fez um pinóquio e considera a história muito interessante. Segundo ele, passa a mensagem de que “é errado desobedecer aos pais, mentir. “É bem legal participar dessas mostras, eu gosto de criar coisas assim, me sinto confortável”, revelou.
Já os pequenos Kaio Monteiro Katsuyama e Maria Carla Rondon Kokura, do Pré, contaram que seu trabalho foi pintar bandeiras de países. Foi uma atividade que teve como referência a Copa do Mundo e eles revelaram ter colorido outras bandeiras, mas a preferida era mesmo a do Brasil.
Em visita às exposições, as alunas do 4º B disseram ter gostado muito do que viram. “Gostei dos cabelos de folha, das bolas de lã e dos brinquedos”, exemplificou Valentina de Melo. “Adorei a mostra pois tem um monte de trabalhos legais e todo mundo pode interagir. Eu fiz uma maquete para Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau. Adoro a história”, acrescentou Isadora Soares Ramos.
“Fiz a vovozinha deitada na cama, mas eu gostei mais de uma galinha ruiva e do lobo mau. Ele parecia mais gentil”, analisou Ana Letícia Detoni de Azevedo. A colega que fez o trabalho junto, Isabela Schroeder Sehn elogiou tudo, mas também declarou sua preferência pela galinha ruiva; “ela é chiquetosa!”
Música ao vivo
Apesar de não estar dentro da programação da Mostra Cultural, apresentações musicais dos alunos deixaram o evento ainda mais interessante. Orientados pelo professor de Artes Ronaldo Rodrigues Vicente da Silva, alunos mostraram o que sabem com o violão. Eles elogiaram a chance de poder tocar um instrumento e ainda dar uma “palhinha” para os colegas.
“Oportunidade incrível estar podendo fazer aula com as pessoas que a gente gosta, que a gente convive no dia a dia. Estar apresentando é uma alegria, o intervalo fica mais divertido, mais alegre”, opinou Maria Eduarda Silva Romero, do 8º ano B. “Comecei a estudar música aqui na escola. Gosto, é bem legal, as aulas são super divertidas”, revelou Pietra Pereira Vargas, do 7º A. “Sempre gostei de tocar violão, mas eu nunca soube direito, tocava brincando. E aí apareceu essa oportunidade de fazer aula aqui na escola. Minha mãe me inscreveu porque eu pedi e desde então faço com a Pietra”, explicou Maria Eduarda Alves, do 7º B.
A Mostra Cultural segue até o dia 1º de outubro na ECSA e pode ser visitada pelos pais dos alunos.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber