Mostra Literária revela produção dos alunos da ECSA
Evento também é marcado pela reabertura da biblioteca, que agora se chama “Monteiro Lobato”
A Escola Chave do Saber (ECSA) amanheceu com um colorido especial nesta quinta-feira (26 de setembro). Ela foi tomada por trabalhos feitos pelos alunos em mais uma edição da Mostra Literária. São livros, desenhos, instalações e exposições elaborados pelos estudantes que podem ser vistos em todos os andares. Outra novidade foi a reinauguração da biblioteca, agora com novas mobílias, acervo, proposta e um nome em homenagem ao escritor Monteiro Lobato.
Diferente de outros anos, a Mostra Literária está distribuída por toda a escola. “Queremos os alunos circulando por todos os espaços, tendo-os também como objeto de aprendizagem”, explicou a diretora Márcia Bezerra. “Hoje com a transformação na ECSA, o conhecimento acontece em diferentes lugares. Essa movimentação alcança também as famílias que, às vezes, levavam os filhos nas salas e não percebiam as ações educativas acontecendo”, lembrou.
Além da renovação de acervo, uma preocupação constante da ECSA, a biblioteca ganhou um novo conceito. “Nada mais justo do que reabrir no momento do ano em que os alunos mostram os trabalhos literários que foram feitos no decorrer do processo. Junto com todo esse contexto, temos o espaço dedicado a isso com novo mobiliário, a preocupação com a autonomia e o protagonismo do aluno, com a plenária de discussão. Ele é para os alunos. A biblioteca é uma nova sala de aula”, define a diretora.
“A ideia é promover a leitura como um objeto de prazer, de conhecimento, de aproximação e aí a biblioteca passa a se integrar a isso. É um local para fazer uma noite literária, uma discussão. É para ser um espaço mágico e é esse o conceito que queremos passar”, frisou. Ela inclusive ganhou outro nome, escolhido pelos alunos do 9º ano. “A escolha foi Monteiro Lobato, que eu achei muito adequada e também a oportunidade de os alunos que estão saindo da escola em 2020 deixarem sua marca”, opinou Márcia. O espaço ganhou até um Monteiro Lobato estilizado, que ficará lá, permeando todo o processo cultural.
Para os alunos, a Mostra Literária é uma grande atração. Primeiro porque são eles que elaboram os trabalhos, segundo porque é uma curtição percorrer os espaços vendo, tocando e lendo o que os colegas fizeram. O aluno Luiz Felipe Dias, do 2º B, era só orgulho por ter um livrinho para apresentar na exposição. “Nós fizemos livros para mostrar para vocês. Gostei muito de fazer. É sobre o que a gente pega para ler”, explicou, citando como exemplo a obra “Com o Rei na Barriga”, de Regina Drummond.
“Estou achando a mostra muito interessante. Ensina muita coisa sobre reciclagem, artes, literatura, Português, do nossos país, de Cuiabá, nossa cidade. Fizemos umas mandalas, uma viola de cocho. Gostei muito de participar”, comemorou a aluna Maria Magalhães Novais, 5º Ano A.
Os pais também elogiaram a iniciativa, como Camila Castillo Batata, mãe da Gabriela Castillo Batata, do Pré Integral. “Achei super legal, estimula a leitura, a interpretação e a expressão do aluno, a comunicação, a criatividade”, analisou. Segundo ela, uma das atividades foi feita em casa, junto com a família. “Ela levava o livro todos os dias para casa. Gostou bastante, já decorou a história”, contou Camila, frisando que a atividade de leitura é trabalhada com a Gabriela desde bebezinho.
Fotos: Helder Faria
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber