Alunos da ECSA escolhem governador e presidente em eleição simulada
A eleição para governador do Estado e presidente da República ocorreu mais cedo na Escola Chave do Saber (ECSA). A instituição se transformou, nesta sexta-feira (5), numa sessão de votação com mesário, cabine e urna para que os alunos pudessem participar de um pleito simulado. A atividade faz parte de um trabalho que começou em sala de aula, onde os estudantes viram temas como democracia, política e processo eleitoral.
A diretora da ECSA, Márcia Bezerra, explica que o objetivo é promover um exercício de cidadania e de conscientização dos futuros eleitores. Independentemente da idade, todos são cidadãos e precisam entender que possuem um papel na sociedade em que estão inseridos. “Elas sabem muito bem que isso não é oficial, porque elas ainda não têm idade para isso, mas nada impede que se faça uma simulação próxima do real para que se sintam também introduzidos nesse mundo, deem sua opinião através das urnas”, diz a educadora.
Os alunos gostaram bastante da eleição simulada e da oportunidade de exercer a democracia. “Quando formos maiores vai ser bem mais fácil porque a gente vai saber como votar e a importância disso. Não é só um voto, pode decidir quem vai governar o nosso país”, opinou Lavínia de Carvalho Barros, do 4º Ano B. “Gostei dessa oportunidade para ver como é votar para um candidato. E é bem emocionante. É importante participar”, emendou Samuel Moro, da mesma classe.
“Para mim, o que a escola está proporcionando hoje é uma forma de, no futuro, a gente votar com consciência. Voto não é brincadeira. É para você escolher quem vai te representar no Senado, na Presidência. Mesmo sendo um voto que não vai contar para o candidato, querendo ou não vai criar pessoas mais conscientes do que estão fazendo”, enalteceu Pedro Afonso Ferraz Rosa, do 8º Ano B.
A aluna Maria Letícia Galesso, do 5º Ano A, reforçou a importância da atividade como formadora de futuros eleitores. “Achei muito legal porque nós conseguimos desenvolver maturidade para votar num candidato com discernimento e pensando no nossos país como um todo. Na minha opinião, nós não temos que votar pensando só na gente, mas nem todos, porque é o nosso país, não é só meu”, alertou a estudante.
O resultado da eleição simulada será divulgado na próxima segunda-feira (8), quando também já se saberá quais são os governantes dos próximos quatro anos no país, caso não tenha segundo turno.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Pedro Ivo
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber