Alunos participam de rodas de leitura em diferentes espaços da ECSA
Na última sexta-feira, 2 de agosto, a Escola Chave do Saber (ECSA) realizou mais uma edição da Sessão Simultânea de Leitura para alunos da Educação Infantil e Fundamental I. Criada há dois anos, a iniciativa visa instigar a leitura, compreensão, interpretação, pensamento crítico e criatividade. A ideia foi ocupar os diferentes espaços disponíveis na escola com contação de histórias – por meio de rodas de leitura e apreciação literária.
Os locais e seus respectivos títulos foram revelados somente no dia da leitura, assim como a professora que iria ler a história para os alunos. Vários títulos de diferentes gêneros estavam espalhados pelo Parque dos Morros, salas de aula, cantina, refeitório, entre outros. Foram eles: O menino que quase morreu afogado no lixo; A lagartixa que virou jacaré; Um lugar para Eduardo; Se eu fosse esqueleto; Era uma vez três velhinhas; A mulher que matou os peixes; A jornada do pequeno senhor tartaruga; Palavra de filho; A aventura de Abaré e Bom dia, todas as cores.
“A Sessão Simultânea de Leitura é um projeto adotado pela escola, que tem como objetivo principal instigar o prazer pela leitura e estimular o comportamento de um leitor experiente, que escolhe o livro que irá ler a partir de diversas análises, como o autor, título, sinopse e projeto gráfico”, explica a coordenadora pedagógica do Infantil e Fundamental I, Eliza Rita de Oliveira Duemes.
Em cada cantinho da escola era possível notar a presença de rodas de leitura com alunos atentos, como foi o caso de Antônio do Amaral, aluno do 1º ano. Ele mergulhou num conto cheio de amor pelas pessoas, que fala sobre a vida e alegria de viver. O livro “Era uma vez três velhinhas” conta a história de três senhorinhas que insistiam em ser meninas, que não deixaram a idade apagar a vitalidade e o amor pelas pessoas.
“São velhinhas que têm gostos diferentes. A história mostrou também que cada pessoa tem a sua opinião”, revelou Antônio ao final da leitura.
Beatriz Souza e Paulo Vitor são do 4º ano, juntos escolheram o mesmo título – Se eu fosse um esqueleto – que estimula a imaginação científica e criatividade da criança. “Escolhi essa história porque achei interessante. Ela mostra que somos um esqueleto por dentro e eu queria saber como era”, disse Beatriz.
“Eu estava curioso para saber como era a vida de um esqueleto e descobri que quando bebe água ela passa entre os ossos. Ele também não pode encontrar com um cachorro, senão o animal come o osso. Foi muito legal”, contou Paulo Vitor.
A ECSA entende que a escola é parte fundamental no desenvolvimento de leitores autônomos e que este hábito precisa ser estimulado, portanto, a Sessão Simultânea de Leitura é uma atividade que ocorre regularmente e está inserida em sua proposta de trabalho junto aos alunos.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Foto: Emanoele Daiane
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber