Alunos participam de Sessão Simultânea de Leitura
Não somente formar leitores capazes de compreender e interpretar o que leem, mas também aquilo que não está escrito em palavras. Essa é a ideia da Sessão Simultânea de Leitura da Escola Chave do Saber (ECSA), realizada no dia 26 de abril.
A atividade pedagógica envolve alunos da Educação Infantil e Fundamental I e acontece ao mesmo tempo por toda a instituição de ensino – do hall de entrada ao último andar, por meio de rodas de leitura e apreciação literária.
Os títulos escolhidos para a contação foram selecionados pelos professores, como forma de instigar a imaginação e estimular o debate e a interação entre os alunos. O local e o contador da história foram os elementos surpresa, sendo revelados momentos antes da atividade.
Dias antes das sessões de leitura, os professores apresentaram uma sinopse dos títulos escolhidos. Em seguida, os alunos se inscreveram naquela que mais lhe interessou. Dentre os contos selecionados estava “Uma Onda Pequenina”, onde o personagem, um garotinho, precisava muito da ajuda do leitor para superar um grande medo. Geralmente, são os personagens que nos encorajam, mas não desta vez. As crianças tiveram que participar ativamente da história, por meio de desafios e questionamento propostos pelo livro.
Além deste, outra história desafiou as crianças a usarem seu senso de criatividade e resolução de problemas, uma releitura de um conto clássico – “Os Três Lobinhos e o Porco Mau”, que apresenta uma inversão de papéis. Quem era o caçador, vira a caça.
A ECSA entende que a escola é parte fundamental no desenvolvimento de leitores e que este hábito precisa ser estimulado, portanto, a Sessão Simultânea de Leitura é uma atividade que ocorre regularmente e está inserida em sua proposta de trabalho junto aos alunos.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber