Apaixonados por gibis, alunos tornam biblioteca ambiente de lazer
A infância é um terreno fértil, daqueles onde tudo que se planta, floresce. Os primeiros seis anos de cada criança é fundamental para o seu armazenamento de conhecimento, são esses os anos, que as referências de cada ser humano são construídas. E ao passar dos anos as preferências são definidas. É neste momento em que a influência dos pais e da escola são fundamentais para construção de um leitor assíduo.
A Escolha Chave do Saber (ECSA) é um espaço que estimula os alunos a lerem, tornando assim, a biblioteca um espaço de diversão e lazer. Natália Nogueira, tem 13 anos e está no 8º ano, ela conta que aprendeu a ler com gibis e faz da biblioteca o seu lugar preferido na escola. “Eu venho muito à biblioteca, estudo na ECSA desde a primeira série e sempre frequentei a biblioteca, desde quando eu era menor, eu aprendi a ler com o gibi. Na minha sala eu lembro que tinham vários gibis, e eu pegava e fui aprendendo a ler”.
Para ela, além da leitura ajudar nas provas, foi sempre uma diversão, um lazer muito melhor do que ficar no telefone jogando ou vendo fotos nas redes sociais. “Nas redações e para as provas, como eu leio muito, as expressões me parecem certas porque eu vejo muito pelos gibis e livros. Hoje, o meu hobbie é ficar lendo, eu me envolvo nas histórias. Para mim, presente até hoje, é livro. Quando eu era menor, todo mundo achava estranho uma criança querer isso de presente. Tenho tantos gibis, que quando eu recebo repetidos, eu doo aqui para a biblioteca da escola”, completa.
Já o Olavo Inácio Hernandes, de 9 anos, fala que vem todos dias na biblioteca. “Eu adoro vir aqui, a leitura me ajuda. Adoro ler, pego livros e gibis e fico o recreio todo aqui”. Tomaz Kato, de 9 anos, fala que adora ler os gibis porque ajuda nas matérias. “Eu gosto porque é divertido, ler gibi me ajuda muito melhorar a entender as provas. Eu tenho muitos gibis em casa, mais de 500, e quando falta espaço, eu doo alguns para a biblioteca da escola”.
Muitos alunos contam que aprenderam a ler por causa dos gibis, como é o caso da Bianca Lourenço, de 9 anos. “Eu gosto muito de ler gibi porque foi a primeira coisa que eu li. Eu tinha quatro anos e meu irmão me deu um gibi para ler, e eu fui passando as páginas e meu irmão foi contando a história, então eu meio que aprendi a ler com gibi, é muito divertido”, conta.
A Anne Duemes, de 9 anos, também aprendeu a ler pelos gibis, ela relata que a mãe comprava quando ela era menor ia mostrando as figuras e lendo a história com ela e ainda revela seu autor preferido. “Meu autor preferido é o Mauricio de Souza, as histórias dele são muito atuais e falam da realidade, eu adoro ler gibis, ainda mais turma da Mônica jovem, porque fala muito da realidade”, completa.
As histórias da Turma da Mônica Jovem fizeram Sarah Beatriz Miranda, de 11 anos, ficar fã e os enredos tornaram seu passatempo preferido. “Eu gosto muito dos gibis da turma da Mônica jovem porque eu me identifico com as histórias, já a turma da Mônica infantil eu me identificava quando era menor. Na turma da Mônica jovem tem mais ação, aventura, ficção cientifica, eles namoram, viajam, é muito legal”.
A bibliotecária da escola, Cleide Portela, revela que percebeu essa paixão dos alunos durante as aulas, nos intervalos, que eles ficavam aficionados pelas histórias em quadrinhos.
“Eu percebi que os alunos pegavam os gibis durante a aula, mesmo não sendo o momento. Comecei a dar atenção para isso, porque essa paixão, às vezes, está ali escondida. Esse gênero literário é fantástico, além de ser visual permite que as crianças sejam coautores da história. Pouco texto, muita imagem, tudo que eles mais gostam. E observei que alguns criam suas próprias histórias. É maravilhoso”, finaliza.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Pedro Ivo
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber