Dia da Independência é lembrado com civismo e consciência ambiental na ECSA
O Dia da Independência (7 de Setembro) foi celebrado na sexta-feira (6 de setembro) pelos alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) com atividades que ressaltaram a importância de valores como civismo e patriotismo. As ações envolveram também noções de sustentabilidade, com a utilização de instrumentos e adereços feitos por meio da reciclagem de material descartado.
A professora de Música Rosimery Alves da Silveira, que coordenou a comemoração, explicou que o trabalho de preparação durou um mês e envolveu alunos, professores, diretoria e funcionários. Depois de definida a ideia de realizar um momento cívico, o tema foi trabalhado de várias formas. Em sala de aula os estudantes viram porque se trata de um momento importante, contextualizando-o dentro da história, estudaram os Hinos Nacional e da Independência, a fim de conhecerem e entenderem suas letras, lembrou.
Em outros momentos eles partiram para a parte prática, confeccionando instrumentos com latas, garrafas Pet e outras embalagens plásticas e de papelão reutilizadas, contou Rosi. Houve inclusive momentos em que foram para a praça em frente à escola para fazer as marcações e ensaiar.
“Eles pesquisaram sobre o tema. Vários alunos depois que começamos a falar sobre o assunto revelaram ter descoberto que os pais e avôs haviam sido soldados e desfilaram no 7 de Setembro quando eram pequenos. Então tem toda uma integração da família. Alguns pais até vieram falar que eles estavam adorando saber que iam desfilar”, destacou a professora.
A comemoração começou com desfile na praça, dos alunos do maternal ao 5º ano, ao som de percussão feita pelos alunos do 3º e 4º anos. Depois eles se dirigiram ao ginásio, para onde foram depois os alunos do 6º ano. Lá a diretora Márcia Bezerra falou um pouco sobre o 7 de Setembro e o que representa. Em seguida, um grupo tocou o Hino Nacional na flauta doce, com a regência da professora Rosi. A atividade foi encerrada com a execução dos dois hinos e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e da ECSA.
Segundo Rosi, toda a preparação e a atividade em si foram muito importantes como auxiliares no aprendizado. “A criança agrega mais a informação a partir do momento que vivencia. Então, nós aqui estamos colocando em prática a vivência do civismo, a importância de ter uma postura correta para cantar o hino, o respeito à bandeira, ao cidadão, o que ele pode fazer por sua pátria”, finalizou.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber