ECSA abre letivo 2017 com mudanças estruturais significativas
A Escola Chave do Saber (ECSA) implementa desde 2016 mudanças estruturais que trarão benefícios tanto para o desenvolvimento do trabalho educacional como para o bem estar e qualidade de vida de alunos e funcionários. Elas vão além da questão estética e visam promover a ampliação e criação de espaços, com o objetivo de oferecer mais opções aos alunos, afirma a Diretora Márcia Bezerra.
“A intenção é fazer com que as crianças se sintam livres com as inúmeras possibilidades de utilização da Escola”, explica. Elas contarão, por exemplo, com um jardim de inverno com várias plantas e bancos, para que possam se reunir na hora do lanche, conversar, integrar. Também será criado um parque ao ar livre, para que, dentro do mesmo espaço, elas possam lanchar, circular e brincar.
Segundo a diretora, foi aproveitado o espaço que a ECSA já possuía. “Apenas readequamos para que ele atendesse exatamente o que há de mais importante dentro desse prédio, que são as crianças, nossos alunos”, salienta. Algumas dependências estão ficando tão diferentes que os alunos não conseguirão reconhecer. “É sinal de que o objetivo foi alcançado”, brinca.
No primeiro piso optou-se por uma proposta diferenciada que atenderá, inicialmente, à educação infantil, mas que deverá ser expandida para todas as salas, que é a abertura das paredes e colocação de vidros, trazendo o conceito de amplitude. Assim, as crianças poderão ter um olhar diferente para o mesmo espaço. Em uma das aberturas, os alunos terão vistas para um jardim projetado no muro. A ideia é fazê-las desenvolverem o foco, se acostumarem a prestar atenção no que está sendo passado mesmo que haja estímulos visuais externos, conta Márcia.
Outra mudança importante é da cantina. Ela ficava no piso das salas de aula e agora passa para um salão onde a circulação e a movimentação não vão atrapalhar as aulas que acontecem dentro das salas. Além disso, será um espaço onde a criança pode escolher se quer lanchar num ambiente com ar condicionado ou no parque, ao ar livre.
Outro ganho está relacionado à chegada da escola de inglês, a Red Balloon. A ECSA está sendo adaptada para contar com quatro salas de aula e coordenação, informa a diretora. Por último, será aplicado o conceito do pergolado com plantas, que vai ficar numa área maior, próxima da parte administrativa. O pergolado vai trazer harmonia e frescor ao ambiente.
Márcia lembra que tudo isso faz parte de uma série de mudanças que começou no início de 2016, então com foco na área administrativa. “Feita essa adequação, durante o ano identificamos diferentes melhorias que poderiam ser feitas e beneficiariam alunos, pais, professores, enfim, todos da família ECSA”, conta.
A primeira foi a transferência das salas de coordenação para os pisos, a fim de aproximar o coordenador das salas de aula, dos alunos e dos professores. “Depois dessa concepção, que trouxemos de visitas a outras escolas do grupo, começamos a ver como poderíamos melhorar todo o resto. Temos certeza de que todos gostarão das novidades e melhorias na ECSA”, projeta Márcia Bezerra.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber