ECSA promove atividade de conscientização sobre trânsito no Maio Amarelo

Educar para o trânsito é algo que precisa começar bem cedo e a Escola Chave do Saber (ECSA), aproveitando a campanha “Maio Amarelo”, promoveu uma10 semana de atividades para os alunos do Ensino Infantil relacionadas ao tema. De forma lúdica as crianças puderam aprender mais sobre as placas e a demais sinalizações das ruas e transmitir esse conhecimento para os colegas, além de exercitá-lo nos percursos com as famílias.

O trabalho foi realizado durante a semana de 17 a 21 de maio, com alunos de 5 e 6 anos, informa a professora Ana Paula da Silva Santos, da pré-alfabetização. Ela conta que começou apresentando a eles um poema de Ricardo Cunha, chamado “Placas Falantes”, um texto muito interessante mostrando que as placas comunicam informações importantes. “A partir dessa leitura, porque trabalha bastante a alfabetização nessa faixa etária, fizemos uma contextualização, dialogamos. Eles falaram que já viram essa ou aquela placa, quando estavam indo para algum lugar, quando estavam no carro. E a partir daí eles começaram a observar mais. Nos outros dias eles vieram falando que tinham visto placas diferentes”, observa.

Em outra etapa as crianças assistiram a um vídeo mostrando as placas e o que significam, passando depois para a confecção das próprias sinalizações, para que pudessem tê-las em mãos e levar nas outras salas da ECSA. Nas classes de Educação Infantil eles mostraram as placas, falando o que cada uma estava querendo dizer, conta a professora. Em uma nova etapa, os alunos foram para o entorno da escola para identificar as “placas falantes” e entender o que representavam naqueles contextos.

O interessante, revela Ana Paula, é que isso reverberou dentro de casa e os próprios pais trouxeram um feedback sobre os efeitos daquela atividade. “Os pais me deram retorno falando que as crianças estavam mais observadoras no carro, já não estavam mais nem no tablet ou celular, querendo observar as ‘placas falantes’. Eles começaram a falar mais com os pais que aquela placa significava não estacione, a outra pare”, lembra.

Segundo a professora, foi uma atividade relativamente simples, mas que chamou bastante a atenção das crianças porque é algo que está na rotina delas. “Porque se eles não vivem aquilo, se não está na rotina, é mais difícil para eles compreenderem. Eu tentei colocar de uma maneira que eles pudessem compreender de uma forma mais lúdica com as placas, com eles mesmos explicando aos colegas, já trabalhando a oralidade deles. Deu super certo”, comemora Ana Paula.

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: