Jogos Somos Educação promove interação e socialização de alunos

As equipes mistas formadas por alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) e Colégio Maxi/ECSA voltaram com muitas medalhas dos IV Jogos Somos Educação, realizados entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Goiânia (Goiás). Mas o maior prêmio não coube na bagagem: a oportunidade de conhecer diferentes culturas, a integração e os vínculos estabelecidos com colegas de outros estados.

Os IV Jogos Somos Educação reuniram atletas/estudantes oriundos de escolas do grupo de quatro estados brasileiros: Colégio Integrado, de Goiânia (GO); Colégio pH, do Rio de Janeiro (RJ); Colégio Motivo, de Recife (PE); Centro Educacional Sigma, de Brasília (DF); além da ECSA e do Colégio Maxi. As equipes das escolas cuiabanas se destacaram conquistando medalhas em sete das nove modalidades em disputa.

Foi uma participação excelente diante do alto nível das equipes, avaliou a professora de Educação Física e técnica Ana Paula Gusman Amaral Souto. “Foi o ano que mais nos destacamos. Foi bem disputado mesmo”, festejou. Os alunos voltaram com dois primeiros lugares, seis segundos lugares e sete medalhas na Natação, uma de ouro e seis de prata (confira abaixo os resultados). Ela também elogiou a organização, a recepção às equipes e a atuação do Comitê de Ética Esportiva no incentivo à adoção do “Fair Play” (jogo limpo).

O clima entre os desportistas certamente contou bastante para o resultado. Para o aluno João Henrique de Carli Pereira, do 9º B da ECSA, a sensação este ano foi de um grupo mais unido do que em 2017, no Recife. Além disso, lembrou ele, a receptividade em Goiânia foi tão grande que todos se sentiram acolhidos, bem à vontade. Integrante das equipes de Basquete, Futsal Sub 15 e de Xadrez, João disse sentir-se muito mais vitorioso em 2018 do que no ano passado, quando ficou com o primeiro lugar no Futsal. “A amizade acima de tudo, mais do que o resultado”, frisou.

Principal ganho é pessoal

A orientadora educacional da ECSA, Giseli Barros, que também acompanhou os atletas e fez parte do Comitê de Convivência Ética, ressalta a importância da participação dos alunos pelo ganho pessoal. “Vivemos em uma sociedade competitiva e individualista, desta forma as escolas precisam proporcionar momentos de interação e socialização entre seus alunos. Os Jogos Somos têm esse propósito. Reúne alunos de escolas, cidades e contextos diferentes para que possam participar de várias modalidades esportivas, sem focar tanto na competitividade”, explica.

A competição, salienta ela, foi uma competição saudável, onde quem perdeu foi aplaudido por quem venceu, o espírito de cooperação e colaboração foi marcante durante as partidas, no final, os atletas perceberam que todos ganharam. “A edição deste ano me surpreendeu, o Colégio Integrado simplesmente arrasou na recepção e acolhimento dos alunos, foi bem emocionante, inclusive na despedida, os alunos do Integrado aplaudiram e cantaram para a nossa delegação, o que nos emocionou muito. Já estamos esperando a edição de 2019”, comemorou Giseli.

Resultados:

Handebol Feminino sub 18 – 2° lugar

Handebol Masculino e Feminino sub 15 – 2° lugar

Basquete Feminino sub 15 – 1° lugar

Basquete Masculino sub 15 –  2° lugar

Tênis de Quadra Feminino sub 15 – 1° lugar

Tênis de Mesa sub 15 – 2° lugar

Xadrez sub 15 – 2° lugar

Futebol Digital – 2° lugar

Natação (4 estilos) – 7 medalhas (1 de ouro e 6 de prata)

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: