Alunos da ECSA conquistam cinco medalhas no Matemática Sem Fronteiras (MSF)

 

Em sua primeira participação, os alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) conquistaram cinco medalhas nas etapas regional e nacional da olimpíada internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF), seção brasileira do Mathématiques Sans Frontières, criado em 1990 pela Académie de Strasbourg, na França. Foram três prêmios (Ouro, Prata e Bronze) na etapa Centro-Oeste e duas (Prata e Bronze) na competição entre equipes de todo o país.

 

O professor de Matemática e Física Marcos Wimbeg Ferreira, coordenador dos grupos de estudos para olimpíadas da ECSA, considerou a participação uma experiência única e ressaltou o bom desempenho dos alunos nesta que é uma forma diferente de competição. “Aceitamos o desafio e consideramos muito interessante no momento, porque é a primeira olimpíada que eu vejo que não é feita individualmente por aluno. É feita por equipe, que se reúne para resolver exercícios e situações-problema. Além disso, há uma questão obrigatória em outro idioma que eles escolhem, e neste caso nossa equipe escolheu o Inglês”, destaca.

 

Além da direção e da coordenação da ECSA, os alunos também foram muito receptivos. “Adoraram porque era a primeira vez que poderiam fazer com os colegas. Percebi que neste momento uma vontade muito grande de contribuir. Todos se sentiram importantes porque cada detalhe era essencial para o resultado. Tanto que tinham 3 horas para resolver as questões e nesse tempo eu via a empolgação deles e o envolvimento de cada um. Não ficou nenhum aluno de fora, ninguém descartava uma fala, não era descartada uma resolução que não tivesse tanta consistência. Acredito que no ano que vem estaremos de volta, participando mais uma vez”, projeta Marcos.

 

A competição

 

Organizada pela Association Mathématiques Sans Frontières, com sede em Estrasburgo, Alsácia, França, a olimpíada difere das demais pelo seu caráter colaborativo. É uma competição em equipes e interclasses para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além da Académie de Strasbourg, a competição conta com apoio da Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo Institut de Recherche Sur L’Emseignement des Mathématiques (IREM), todos franceses.

 

Resultado

 

Etapa Centro Oeste

 

Equipe de 8° Anos – Ouro

Amanda Balbo

Bruna Silva de Figueiredo

Enzo Freitas Kammer

Matheus Ribeiro Costa de Moraes

Sophia Ribeiro Costa de Moraes

 

Equipe de 9° Anos – Prata

Daniel Yuji Kaneko

Isadora Sousa Alves

Otávio Silveira Ratto

 

Equipe de 6° Ano – Bronze

Carolina Naomi Guardachoni

João Victor Pereira Marçal

Lucas Almeida Santos

Miguel Batista Straus

Miryan de Souza Ferreira

 

Nacional

 

Equipe de 8° Anos – Prata

Amanda Balbo

Bruna Silva de Figueiredo

Enzo Freitas Kammer

Matheus Ribeiro Costa de Moraes

Sophia Ribeiro Costa de Moraes

 

Equipe de 9° Anos – Bronze

Daniel Yuji Kaneko

Isadora Sousa Alves

Otávio Silveira Ratto

 

Escrito por:
Redacao paueprosa


Posts relacionadoos: