Professores participam de Semana Pedagógica
Enquanto os alunos estiveram de férias a Escola Chave do Saber (ECSA) deu prosseguimento à formação continuada dos professores. A iniciativa aconteceu durante a Semana Pedagógica, realizada de 15 a 19 de julho. O desenvolvimento de uma criança está diretamente ligado à influência exercida no ambiente escolar, por isso, é preciso que os docentes estejam atualizados e engajados na metodologia da escola.
Segundo a diretora da ESCA, Márcia Bezerra, esta é uma semana em que os alunos não estão na escola, portanto é o momento em que o professor pensa sobre o processo de ensino e aprendizagem, reflete sobre o seu trabalho e reformula suas ações.
“Esse período faz parte da formação continuada da ECSA com um viés muito importante. Juntamos todos os segmentos da escola e reunimos numa mesma página. Assim, todos ficam sabendo o que o outro está fazendo e juntos vão aprendendo. Independente da faixa etária que aquele professor trabalha, pode servir para melhorar ainda mais o processo educativo do outro”, comentou.
Dentre a programação da Semana Pedagógica, Márcia ressaltou os estudos realizados em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
“Estamos sempre reformulando as nossas práticas e olhando, com ajuda dos especialistas, para cada componente curricular, o que para nós é tranquilo. A nossa escola tem uma metodologia já baseada na nova BNCC, porém novos ajustes são sempre necessários”, comentou a diretora da ECSA.
Valéria Mâncio foi uma das palestrantes convidadas pela escola para conversar com os professores durante a semana de formação. A profissional faz parte da equipe pedagógica do grupo Somos Kroton e coordena a formação dos orientadores educacionais das escolas da rede.
Em sua palestra sobre Orientação Educacional, intitulada Educação para Autonomia Moral, ela enfatizou que a Semana Pedagógica é um momento de alinhamento das formações e planejamento para o segundo semestre, além de trazer para a roda o debate sobre a parceria família-escola.
“Não podemos deixar escapar o fato de que lidamos também com a formação dos alunos no ponto de vista das atitudes, transmissão de valores e da colocação de regras – que são da escola e não necessariamente estarão em sintonia com as famílias”, alertou.
A profissional enfatiza que, muitas vezes, o que a escola oferece está na contramão daquilo que a família espera. Para isto, a instituição de ensino possui competência técnica e autonomia para trabalhar com as regras que ela propõe, além de estar preparada para estas situações.
“Quando falamos em parceria temos que tomar cuidados, porque o que mais os pais querem é essa parceria e, muitas vezes, acabam delegando algumas das suas próprias funções. No entanto, é preciso entender que não é papel da escola desempenhar aquilo que se deve fazer dentro de casa”, sinalizou.
Ainda dentro da programação da Semana Pedagógica foi realizada ainda a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e palestras sobre diálogo referente às Habilidades Socioemocionais – Relacionamento Inter e Intrapessoal, entre outras.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Helder Faria
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber