SCRATCH: Plataforma interativa trabalha a programação de forma simples e criativa
Há algumas semanas os alunos 1º ao 5º ano do Fundamental I, da ECSA, passaram a aprofundar seus conhecimentos obtidos em sala de aula utilizando a plataforma Scratch – uma nova linguagem de programação que permite criar histórias, animações, jogos, entre outros, a partir de uma interface gráfica possibilitando que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego.
O Scratch é voltado para crianças e jovens e tem como objetivo trabalhar a linguagem computacional de forma mais simples, visando o desenvolvimento da criatividade, sequência de pensamentos lógicos, matemáticos e sistêmicos. Ele é um software educativo, criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).
“O aluno participa de um ambiente interativo com atividades relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula. Por meio do Scratch, é possível aplicar a programação maker, o conhecimento de sala de aula e ainda uma plataforma de programação. Além disso, ele não se prende à língua portuguesa, podemos mudar para inglês e trabalhar o idioma com os alunos, ”, explicou o professor de robótica, Mario Paulo dos Santos Filho.
Segundo o professor, os alunos se tornam pequenos cientistas e inventores em um ambiente de pura imaginação. “ É isso que torna o programa especial e querido por eles, onde podem trabalhar livremente a sua criatividade”, comentou.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber