SOLETRANDO: Alunos aprendem ortografia e vocabulário brincando
Os alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) há mais de 10 anos reforçam seus conhecimentos de uma forma divertida com o concurso “Soletrando”, que em 2020 ganhou versão virtual. Coordenada pela professora de Língua Portuguesa Ivone Aparecida Franco Ribeiro, a atividade envolve as turmas de 2º ao 9º ano, ao final do ano, os melhores classificados são premiados, estimulando assim o desejo de superação e a busca pelo aperfeiçoamento.
Ivone explica que o Soletrando envolve a maior parte dos alunos da ECSA, desde o 2º até o 9º ano. Seu objetivo é melhorar a ortografia e, também, o vocabulário dos estudantes por meio de uma competição saudável e prazerosa. “Um tipo de jogo, uma atividade lúdica, como nós chamamos, em que os alunos aprendem melhor a escrita, a ortografia e o significado das palavras”, define.
O funcionamento é simples. Os professores elaboram fichas, que podem ter umas 60 palavras para os menores e até 100 para os maiores, com base em temas ou mesmo nas apostilas. Elas estão relacionadas aos mais diferentes assuntos, como meio ambiente, saúde, educação. De posse dessas fichas, os alunos então passam a estudar os vocábulos, que são sorteados nas competições. Quem acerta se classifica para a etapa seguinte, cujo número de participantes é definido pelos organizadores.
A disputa acontece sempre entre alunos dos mesmos anos, até que se chegue aos terceiros, segundos e primeiros classificados. Eles recebem medalhas em uma solenidade realizada dentro da escola. Geralmente esse momento ocorre entre o final de novembro e o início de dezembro, salienta a professora.
A fase final da competição acontece no dia 12 de novembro. Até lá, os alunos testarão seus conhecimentos de Língua Portuguesa durante as aulas (1ª fase).
Pandemia
Ivone conta que em 2020, por ocasião das medidas de isolamento e da adoção das aulas remotas, o Soletrando está sendo diferente. Foi preciso adaptá-lo para que pudesse ser realizado virtualmente. Os alunos recebem as listas, tem um tempo para estudar as palavras e, diante da câmera, terão que soletrar aquelas que os professores sortearem naquele momento. O participante, frisa a coordenadora, terá que estar olhando fixamente para a lente.
“Porque este ano é atípico estamos reinventando o Soletrando. Para nós também está sendo uma aprendizagem. O importante é que estamos caminhando. Estamos tentando realizar tudo que fazíamos normalmente. Estamos transformando em virtual, mas não deixamos de fazer. Então isso é para manter a nossa tradição na escola. Esse projeto existe há mais de 10 anos”, destaca.
Ele está sendo inovado e mantido porque sempre deu muito certo, melhorando a ortografia, ampliando o vocabulário dos estudantes, que aprendem palavras novas e seus significados. “E é um momento muito esperado pelos alunos porque sai do habitual. É uma competição alegre e sadia, com intenção pedagógica”, reforça Ivone, que dá aulas de Língua Portuguesa para classes do 6º ao 9º ano da ECSA.
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ECSA Escola Chave do Saber