Alunos ECSA descobrem caminho da água em palestra de conscientização
É preciso educar pensando no futuro dos mais jovens. Ciente da necessidade de construir uma sociedade melhor, a Escola Chave do Saber (ECSA) recebeu para uma palestra no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a engenheira sanitarista Tauana da Rosa, 33 anos. O objetivo foi explicar às crianças o caminho da água, desde as chuvas até as casas, criando uma interação capaz de conscientizar sobre a correta utilização dos bens naturais. O evento ocorreu para os alunos da Educação Infantil.
“Os alunos ficaram surpresos com a pequena parcela da água disponível para uso no planeta: apenas 1% é água doce, 2% está em geleiras e 97 % é água salgada”, comentou Tauana. A engenheira sanitarista utilizou imagens para demonstrar como funciona a captação e tratamento da água.
“Elaborei um material didático que explicou desde a disponibilidade da água no planeta, a formação das chuvas em sua definição científica, a retirada da água dos rios e todo o tratamento para que essa água se torne potável a fim de ser distribuída à população”, afirmou Tauana, que atua na concessionária de distribuição e saneamento de Cuiabá.
Por fim, a profissional deu dicas práticas de como economizar. “Nós conversamos sobre algumas formas de não desperdiçar água. Por exemplo, manter a torneira fechada quanto escovamos os dentes; evitar brincadeiras nos bebedouros; evitar banho excessivamente demorados”, comentou.
O evento fez parte de um calendário especial desenvolvido durante o mês de março pela Escola Chave do Saber. A água permeou as discussões em sala de aula e os trabalhos gerados durante o mês. “Muito mais do que comemorar a data, a curiosidade das crianças e a cultura de investigação fizeram com que fosse possível entender o caminho da água até a nossa casa e como devemos cuidar, todos os dias, para que ela não acabe”, ressaltou a diretora da ECSA, Marcia Bezerra.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber