Crianças da Educação Infantil utilizam técnica de artista norte-americano
Toda criança gosta de pintar, ainda mais usando tinta colorida. Sem dúvidas a bagunça é diversão certa, mas a Escola Chave do Saber – ECSA transformou tudo isso em arte ao adotar a sequência didática de Pollock como método de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil. Desde 2018, a ECSA trabalha com os alunos a técnica de jogar tinta no papel, como forma de se expressarem, desenvolverem seu estilo artístico, habilidades, força e individualidade.
De acordo com a professora da Educação Infantil da ESCA, Aimara Pereyra Roballo, a técnica de gotejamento de tinta foi escolhida justamente por ser algo familiar para as crianças e, com isso, mais propício ao interesse dos alunos. “A arte está presente na nossa vida desde o início. Por meio dela a criança se comunica, explora, faz descobertas, inventa, reinventa e passa a compreender o mundo que está a sua volta”, disse.
Aimara explica ainda que as atividades foram feitas em conjunto com todos os professores e todas as turmas. “Tivemos momentos de apreciação das obras do artista, explorar diferentes materiais e tintas, assistir a vídeos do Pollock fazendo a sua arte e de crianças que foram inspiradas por essa técnica”, comentou.
Os alunos, do maternal ao pré, utilizaram vários suportes diferentes como papel craft, papel sulfite, na parede e em tecidos. O trabalho desenvolvido com as crianças ficou tão legal, que a ECSA incorporou as pinturas na estrutura da escola.
Quem foi Pollock?
Jackson Pollock (1912-1956) foi um dos mais influentes representantes da arte expressionista norte-americana. O artista ficou conhecido pela forma de produzir seus trabalhos usando a técnicas de jogar tinta sobre telas largadas ao chão. Essa técnica, o Action Painting, baseia-se na experimentação, na intuição e na liberdade de expressão.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber