ECSA desenvolve projetos para aproximar pais, alunos e professores
A escola é um dos primeiros ambientes fora de casa onde a criança amplia seus laços de relacionamento, conhece novas regras de convivência, aprende a respeitar o diferente e faz laços eternos de amizade. Nem sempre o processo é simples. Na Escola Chave do Saber, a psicóloga e psicopedagoga Camila Gonçalves auxilia essa aproximação dos estudantes com os professores, com a direção e com os pais da escola.
De acordo com a profissional, o papel do psicólogo na escola é essencial para trazer um olhar mais humanizado ao ambiente. “Ele enxerga as crianças de forma individualizada e trabalha as dificuldades das relações e de aprendizagem. Então é um trabalho de orientação em que o psicólogo orienta professores, coordenação, direção e alunos, no sentido de ajudar os estudantes que têm dificuldade de aprendizado ou dificuldade de relacionamento, como tornar as aulas melhores, levando em conta as diferenças dos alunos em sala de aula”, explica.
A Escola de Pais, por exemplo, é um projeto de responsabilidade de Camila e que foi implantado no semestre passado com objetivo de aproximar os pais do ECSA. “São rodas de conversa com os pais onde atuo como facilitadora, e discutimos tópicos de interesse dos pais, sugeridos por eles. São feitas orientações, dicas de como melhorar o relacionamento dos pais com os filhos, a aprendizagem do aluno e formas de acompanhar as atividades”, detalha.
Outro projeto é Escola Democrática, implementado este ano na ECSA, com o objetivo de dar voz aos alunos, para que possam expor suas opiniões sobre o que ocorre na escola, num bate papo sem censura. “Queremos promover a convivência democrática no colégio, prevenido conflitos, estreitando relacionamentos e solucionando crises. “Eles trazem assuntos que acham importante sobre qualquer assunto. Eu fico mediadora e os próprios alunos discutem e buscam soluções.
Com os professores, a metodologia é semelhante, com a mesma dinâmica, sempre com objetivo de promover um lugar onde todos possam conviver com respeito e ética.
“É uma necessidade que o educador entenda a criança e o adolescente com quem trabalha e que reflita sobre sua atuação no sentido de favorecer um cenário de educação comprometido com a realidade atual”, destaca a diretora geral da ECSA, Marcia Bezerra.
No programa Escola Democrática os alunos são os protagonistas. Bimestralmente são escolhidos alunos das salas do fundamental I e II que juntos discutem assuntos de interesse coletivo: melhorias na escola, conflitos pessoais, disciplina, entre outros. O objetivo é buscar soluções e permitir a interação, através das assembleias realizadas com colegas de outras salas. As sugestões e resoluções são passadas para equipe pedagógica da escola, que avalia e valida as ações.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber