ECSA realiza dia de reunião com pais para marcar final de ano letivo

Na Escola Chave do Saber (ECSA), os pais têm a oportunidade, a cada bimestre, de reunirem-se com os professores e coordenadoras para conversar sobre seus filhos. Mas existe uma reunião que é determinante para o fechamento do ano letivo, como a que foi realizada nesta quarta-feira (7 de dezembro). Na realidade, a instituição não reserva um horário, mas fica à disposição durante todo o dia para recebe-los e assim permitir que adequem suas agendas e tenham mais tempo para se inteirar de tudo.

 

“Nós temos o propósito de a cada bimestre atender as famílias, além disso, durante o ano letivo, nós também atendemos por agendamento. Só que esta última reunião é para falar um pouquinho mesmo como está o aluno para o próximo ano. Então nós procuramos recebê-los num tempo maior, disponível para cada família individualmente, com objetivo mesmo deles saberem como está o desenvolvimento de seu filho, para ter essa troca com a professora”, explica Milene Dornelles, coordenadora do Infantil até o Primeiro Ano.

 

A diretora da ECSA, Márcia Bezerra, ressalta a importância dos pais ou responsáveis irem a todas as reuniões, para que entendam melhor a sequência do trabalho que é realizado na escola. E a de final de ano serve para que os pais tenham uma visão mais ampla, diz. Ali será discutido o que funcionou e o que será feito na próxima etapa de aprendizado, quais os desafios, os pré-requisitos, analisa-se o emocional de cada aluno, sociabilidade, necessidades. “Ela traz um sentimento do dever cumprido, mas também traça metas para aquilo que a gente vai continuar fazendo dentro do nosso melhor para o próximo ano”, frisa.

 

Também é um momento, no caso dos anos finais do Fundamental, de falar sobre uma eventual recuperação que o aluno tenha que fazer, assim como ocorre ao final do primeiro semestre. É um momento em que o foco é a percepção do que a criança precisa. “Às vezes a família não vê, porque aqui na escola é uma outra situação. Trabalhamos muito no reforço das habilidades que a criança tem. É lógico que vamos trabalhar naquilo que ela precisa adquirir, mas não vamos esquecer do potencial que ela tem, do fato de que tem habilidades únicas e que, de repente, pode precisar sim melhorar em algum aspecto. Isso faz parte, ninguém é bom em tudo”, ressalta a diretora.

 

Pais elogiam a iniciativa

 

“Eu acho ótimo. As professoras são maravilhosas, colocam tudo para a gente. Falam de uma forma que vão agregar valor para as crianças. Então eu acho superimportante esse aconselhamento. E para as crianças faz toda a diferença. Acho a equipe da ECSA extremamente competente. Confio neles de olhos fechados”, elogia Cynara Laguna Pinheiro, mãe da Sofia Favalessa e do Otávio, que gostaria de fazer reuniões semanalmente se fosse possível.

 

Para Lívia de Souza Barco Arantes Handell, mãe do João Hernandes e do Davi Hernandes, e esposa de Charles Saldanha Handell Filho, que também foi aluno da ECSA, este é mais um exemplo da atenção que sente durante todo o ano. “A qualquer momento que eu preciso a equipe está à disposição, o retorno é rápido. Desde quando os meus filhos estão aqui eu nunca tive problema, a atenção é sempre excelente. As professoras conversam. Se sentem que a criança está com dificuldade chamam a gente aqui, sentam para conversar. Se sinto alguma coisa em casa eu ligo, as coordenadoras são sempre atenciosas”, exemplifica.

 

Marcos Adriano Bocalan, pai do Guilherme e do Bernardo, conta que ficou distante durante um tempo das reuniões e retomou a participação, que considera essencial. “A importância da reunião é a gente saber como está o desenvolvimento da criança na escola, buscar saber como está o andamento deles, se estão prestando atenção nas aulas, dando atenção aos professores. Se o que eles falam em casa é o que realmente está acontecendo na escola. Aqui a gente busca a verdade de toda a situação”, define.

Escrito por:
Redacao paueprosa


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