Tradicional mostra ECSA Literária fica mais diversificada e tecnológica
Como boa parte das atividades da Escola Chave do Saber (ECSA), a tradicional Mostra Literária ocorreu de forma diferente este ano, por conta das medidas de distanciamento social. Os alunos apresentaram produções em vídeo e biografias, editaram jornais e utilizaram ferramentas tecnológicas como o Padlet. Não faltaram também atividades comuns às edições anteriores, como a exposição de trabalhos pelos corredores.
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Milene Dorneles Arrial, lembra que 2020 ficará marcado como o ano em que a pandemia de Covid-19 precipitou diferentes rupturas, uma delas justamente a maneira de pensar as ações com os alunos. Isso ocorreu com atividades como a ECSA Literária, inclusive na Educação Infantil, que em setembro momento voltou a ter aulas presenciais, após decreto da Prefeitura Municipal.
As turmas de Maternal, Jardim I e Jardim II organizaram uma exposição de trabalhos na recepção da escola. Já a turma do Pré disponibilizou, por meio da ferramenta virtual Padlet, uma diversidade de tarefas envolvendo os livros literários que foram trabalhados com a turma, com divulgação no grupo da sala e, também, na Agenda EDU.
“O processo de escrever é também uma forma de autoconhecimento, por meio da exploração, compreensão e expressão das nossas formas de pensar e sentir. Esse movimento, principalmente em momentos desafiadores como este, que vivemos, contribui e ajuda na busca da paz e do equilíbrio emocional”, frisa Milene.
A coordenadora do Ensino Fundamental I, Eliza Duemes, informa que este ano cada turma confeccionou um jornal por meio da ferramenta “Faça Seu Jornal”, do jornal Joca (Editora Magia de Ler), o único do gênero no Brasil voltado para o público infantil e juvenil. “O projeto envolveu alunos, famílias e professores na busca por conteúdos autênticos, despertou consciência cidadã e oportunizou avanços na produção de textos”, destaca.
Depois de prontos, foi feita uma exposição com alguns exemplares na secretaria da ECSA para que os visitantes, as famílias que vão conhecer a unidade, possam ver um pouco do trabalho desenvolvido pela escola. Já para o público interno a divulgação dos jornais foi feita pelo OneDrive da ECSA. Os assuntos foram os mais diversos, como preocupação com meio ambiente e reaproveitamento, a importância das brincadeiras, amor e respeito pelos animais, astronomia, receitas, jogos, esporte.
Coordenadora do Fundamental II, Giseli Barros, explica que 2020 trouxe diversas dificuldades, modificou o dia a dia das pessoas e na área de educação não foi diferente. Deixou-se de ter aulas presenciais, que passaram a ser remotas. “O que foi um grande desafio e nos tirou da zona de conforto. Tivemos que nos reinventar para que o processo de aprendizagem acontecesse da melhor maneira possível”.
Foi o que ocorreu com o ECSA Literária, que trouxe como tema “Biografia”, em um trabalho diferenciado e tecnológico, realizado em grupos, com pesquisas aprofundadas sobre personalidades de grande importância para a história do Brasil e do mundo. Eles fizeram encontros virtuais para organização e edição de vídeos. A mostra aconteceu remotamente em 10 de dezembro provando que é possível realizar o projeto de um modo diferente, com qualidade, usando diferentes recursos e com o envolvimento dos alunos, explorando assim o potencial de cada um.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber