Formação continuada dos professores garante melhoria no ensino
O professor precisa estar em constante atualização para conseguir identificar o que é preciso para os alunos em processo de aprendizagem e na Escola Chave do Saber (ECSA) o ano letivo de 2018 iniciou com a formação dos docentes do Fundamental II, além de uma formação voltada para disciplina de Matemática, alfabetização e outra referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A coordenadora Ana Carla Guimarães Fanini explica que a formação voltada aos professores do Fundamental II trata-se do uso da prática de aulas não expositivas. O curso foi dividido em dois momentos. No primeiro encontro participaram de uma palestra motivacional – O Poder da Ação, e depois discutiram melhorias nas aulas. O foco principal é procurar possibilidades que tragam mudanças significativas no processo ensino e aprendizagem.
“Hoje o papel do professor como repassador de informações não é suficiente. O mesmo deve ser o primeiro a proporcionar a si próprio e a seus alunos o diferencial necessário para o aprendizado. Desse modo cada professor deve buscar diferentes maneiras, adequadas e coerentes, que vão além da motivação, provocando ou despertando a curiosidade, o desejo da investigação, exploração em seus alunos”, explicou Fanini.
A diretora da ECSA, Marcia Bezerra, explicou que desde o início do ano a escola começou uma formação em matemática e os professores e coordenadores estão recebendo continuamente suporte e revendo a prática pedagógica. “A meta é contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país”, explicou.
Nos dias 24 e 25 de março, Ana Carla participou da formação sobre a BNCC com as professoras Denise Rampazzo e Ivaneide Dantas, professoras do curso de Pedagogia do Singularidades (SP), com objetivo de oportunizar mudanças e incentivar a relação entre a teoria e prática.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
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ECSA Escola Chave do Saber