ECSA realiza tradicional gincana de forma remota, integrando outros projetos

A Escola Chave do Saber (ECSA) mantém a tradição e realiza a 34ª edição de sua Gincana, desta vez no contexto online, por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento, que tem como tema central a Solidariedade, além da arrecadação de donativos, integrará mais dois projetos da instituição, o ECO ECSA e o Sacola Solidária. A programação começou nesta segunda-feira (26 de outubro) e prossegue até o dia 19 de novembro.

Como nos anos anteriores, todos os alunos participam, mas para efeito de pontuação as turmas serão divididas em seis equipes, três de cada período (matutino e vespertino). Elas terão como desafio arrecadar donativos como alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, brinquedos e vestuário, que serão destinados a creches, abrigos, igrejas e hospitais. Este ano outra novidade é o recebimento de ração, para ajudar entidades que cuidam de animais. O ponto de coleta é a ECSA.

As equipes também pontuarão com a arrecadação de resíduos recicláveis para a ECO ECSA. Vale material para a Sala Tech, lixo eletrônico (aparelhos que não funcionam mais), óleo de cozinha usado, frascos de desodorante aerossol, garrafas pet e embalagens de leite e suco, explica a coordenadora da atividade, a professora de Educação Física, Ana Paula Gusman Amaral Souto.

Ela destaca também que a Sacola Solidária, a exemplo dos outros anos, funcionará da mesma forma, só que inserida dentro da programação da 34ª Gincana. Voltado aos alunos da Educação Infantil, o projeto estimula-os a exercitarem a solidariedade levando sacolas com doações de roupas, calçados, brinquedos, livros e mochilas que serão destinadas às crianças carentes.

Uma das mais antigas e esperadas ações do calendário anual da ECSA, a Gincana é considerada uma atividade de alto valor sociopedagógico, em que os alunos colocam em prática várias de suas habilidades e o espírito de coletividade, ainda mais necessário no contexto atual. O objetivo com a proposta da gincana é despertar e reforçar gestos solidários mesmo em tempos de distanciamento social, onde a educação e a solidariedade serão trabalhadas de forma integral com o objetivo de impactar vidas.

Atividades remotas

Os professores de Educação Física organizarão atividades esportivas, dentro do contexto online, no contraturno. A coordenadora ressalta a importância do apoio e da participação das famílias para que a  Gincana ECSA tenha ainda mais sucesso, movimentando de forma positiva toda a nossa comunidade escolar e também as famílias.

De acordo com Ana Paula, eles participarão virtualmente de jogos e desafios. “Vai ser um momento mais interativo do que competitivo, mas vamos buscar também trabalhar a parte da competição. Uma das propostas é inserir as famílias, pais, mães, irmãos, no contexto da atividade, até para resgatar um pouco do espírito daquelas gincanas antigas”, adianta a professora.

A abertura será realiza também de maneira remota, no horário de aula mesmo, com o juramento dos participantes, hino nacional, como acontece normalmente na Gincana. A abertura será no dia 6 de novembro, frisa.

As entidades beneficiadas este ano:

Hospital Geral de Poconé;
Hospital do Câncer;
Casa de Acolhida Vó Mazinha;
Paróquia Mãe dos Homens;
APAE – Poconé;
Creche Falcãozinho;
Creche Espaço Livre;
Fazenda Esperança.
Projeto bairro Dr. Fábio – Jiu Jitsu;
Creche Vó Cristina;
Fé e alegria;
Bom Jesus de Varginha;
Igreja Batista Nova Esperança;
Projeto Alimentando Almas.
Projeto Siminina
Igreja Metodista WESLEYANA

 

 

 

Por: Pau e Prosa Comunicação

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: