Oficina de Robótica encanta alunos com a possibilidade de criações e experimentos científicos  

Tendo como objetivo ampliar as técnicas do ensino maker com a aplicação na prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula, a ECSA oferece a Oficina de Robótica. As aulas são realizadas na Sala Tech, com duas turmas semanais no contraturno da grade curricular. Podem se inscrever alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, mediante matrícula na Secretaria da escola.

 

Um dos matriculados na Oficina é o João Felipe Perlini, do 5º ano, que se interessou pelas aulas durante as atividades na Sala Tech. Aos 10 anos de idade, o garoto conta que tem o sonho de “construir um robô”. “Gosto bastante das aulas de robótica e presto muita atenção para um dia conseguir fazer o meu próprio robô. Acho legal aprender desse jeito e também usar equipamentos diferentes, como a impressora 3D”.

 

Com um limite de 10 alunos por turma, a Oficina tem duração de duas horas e acontece às quartas-feiras. Após a matrícula, as crianças devem adquirir o kit básico para as aulas, que conta com itens como a caixa arduíno, lâmpadas Leds, resistores, Bluetooth, entre outros. A coordenadora da Sala Tech, Mara Tereza dos Santos, pontua a importância do contato dos alunos com técnicas de engenharia, eletrônica e robótica para o desenvolvimento de várias habilidades. 

 

“Utilizamos o arduíno porque nos dá mais possibilidades de criação e aproveitamento de disciplinas como a física, matemática e outras. A robótica também é um elemento essencial para as aulas e com a Oficina, oferecemos aos alunos que queiram expandir estes conhecimentos de forma criativa”, acrescenta.

 

As aulas são acompanhadas pelos professores Helton Sodré e Josué Nascimento, que dão orientações e tiram dúvidas dos alunos durante as atividades. “Primeiro passamos pela técnica, com os fundamentos básicos da eletrônica, gamificação e robótica para, em seguida, aplicar nos trabalhos. A ideia é que eles aprendam de uma forma mais divertida e com a possibilidade de usar muito do que é visto na Oficina para criações do dia a dia”, explica o professor Nascimento.

 

“A autonomia das crianças é muito estimulada. Enquanto professores, nós orientamos e acompanhamos as atividades, mas a execução deve ser toda deles. Queremos com a Oficina também preparar nossos alunos para a participação em competições regionais e nacionais, pois já tivemos projetos com potencial para concorrer”, pontua o professor Helton.

 

Além do kit básico, os alunos têm contato com plataformas de prototipagem, impressora 3D, materiais do ambiente maker, programação no código Arduíno, App Inventor e uma apostila com conteúdos novos por aula.

 

Para mais informações sobre valores e matrículas, procure a Secretaria da ECSA.

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: