ECSA realiza solenidade de entrega de medalhas aos alunos do Fundamental II

 

 

A Escola Chave do Saber (ECSA) realizou na sexta-feira (2 de dezembro) a entrega de medalhas de uma série de competições de conhecimento realizadas durante o ano e que contaram com a participação dos alunos do Fundamental II. Foram dezenas de estudantes que se destacaram em provas como Olimpíadas Brasileiras de Física, Astronomia e Astronáutica, além da interna de Matemática (OMECSA), Soletrando, Tabuando, Concurso de Redação e Torneio de Xadrez.

 

As olimpíadas de conhecimento, lembra a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II Giseli Giroto, já são uma tradição dentro da ECSA e entre seus objetivos estão o estímulo à aquisição de conteúdo, o desenvolvimento do autoconhecimento e a descoberta de potenciais. “Durante todo o ano nós trabalhamos em sala de aula desenvolvendo habilidades diversas também por meio do concurso de redação onde o aluno vai desenvolver a habilidade de escrita. Antes disso, o pré-requisito é a leitura. Então há um conjunto de ações para chegar até o concurso”, exemplifica.

 

Os alunos atestam os benefícios, como Bruna Silva de Figueiredo, do 8º Ano A, que ficou em 1º lugar no Soletrando, 3º lugar no Concurso de Redação e em 2º lugar na OMECSA. “Eu acho que isso traz um benefício muito grande para o meu futuro, assim como posso colocar no meu currículo, por exemplo. É muito bom também para motivar outras pessoas. Eu fico muito feliz com o meu resultado. Eu me esforcei bastante desde o início do ano para conseguir esses resultados”, conta.

 

Apesar dos vários prêmios, a aluna revela que não esperava ir tão bem pelo alto nível das provas. “Por mais que eu tenha me preparado o ano inteiro, as provas foram realmente complicadas, superdifíceis. Me esforcei desde o início do grupo olímpico que o professor promoveu”, lembra. Uma das primeiras a se inscrever, Bruna confessa que era um sonho participar das competições e vem participando desde o 6º ano. “À medida que os resultados foram aparecendo a minha felicidade só aumentava”.

 

Primeiro colocado no Soletrando, Henrique de Oliveira, do 9º A, elogia o concurso porque ele auxilia bastante no conhecimento de novas palavras, como as que a professora apresentou, relacionadas à internet. “São sempre umas palavras mais complicadas, complexas, com acento, hífen. Aí você conhece mais, expõe seu léxico”, analisa. Segundo ele, é um grande auxílio para as aulas de língua portuguesa, ortografia. “Com certeza, saber soletrar uma palavra é essencial para conhecer ortografia e sabendo as regras de ortografia você sabe soletrar. Então uma coisa leva à outra e você sai ganhando”, frisa.

 

Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Física, Luís Henrique Batista Straus destaca o quão importante é a preparação. “Para ser sincero, é realmente difícil. Não tem como você conseguir esse tipo de medalha sem ter um estudo adequado. Eu fiz um laboratório bem grande para as medalhas, minha família me apoiou bastante, meus amigos. Eu acho muito legal participar de olimpíadas por conta do que as medalhas proporcionam. Além de incentivar a estudar novos conteúdos, proporciona que conheça faculdades novas, sem contar que é um reconhecimento a todo o esforço que você faz”, defende.

 

A afirmação é reforçada por Enzo Braun, do 9º A, que ficou em primeiro lugar no Torneio de Xadrez. “Fui bem, mas foi muito difícil, tive que estudar muito. E o apoio do professor foi muito importante”, acrescenta.

 

E por falar nos professores, um dos maiores apoiadores da participação dos alunos, Marcos Wimbeg Ferreira, estava lá também compartilhando dessas alegrias. “Eles apoiam a causa, eles vêm, eles participam. Então o mérito é da educação. Isso mostra que a educação é o caminho certo e faz a diferença na vida de todo mundo. Eles saem daqui, não importa a profissão que vão escolher, preparados porque têm conteúdo. Além disso, as olimpíadas de conhecimento são aceitas nas universidades. É o reconhecimento de que o trabalho é árduo, mas no final o estudo é reconhecido. Então vale a pena investir”, garante.

Escrito por:
Redacao paueprosa


Posts relacionadoos: