Por meio das Artes Visuais, alunos da Educação Infantil expressam criatividade
O estímulo da arte em crianças pode gerar grandes benefícios, atuando diretamente no desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e da sensibilidade infantil.
Dentro desta perspectiva, a Escola Chave do Saber (ECSA) disponibiliza aos alunos da Educação Infantil a Sequência Didática, cujo atividades receberam o nome de “Experimentar para Criar”.
O nome foi escolhido justamente porque os alunos de 2 a 5 anos experimentam das mais diversas maneiras e com os mais diversos materiais disponíveis se expressar por meio das Artes Visuais.
De acordo com uma das professoras responsáveis pelo projeto, Aimara Pereyra, as oficinas acontecem semanalmente em pequenos grupos de alunos. “É a oportunidade que eles têm de experimentar, explorar, criar, observar e manusear diferentes técnicas utilizando materiais não estruturados”, explicou Aimara.
Os materiais utilizados possuem diferentes texturas e cores. Vão desde argila, folhas, palitos, giz de lousa, tinta guache, tecidos até papéis que aguçam os sentidos dos pequeninos. Nas oficinas, as crianças experimentam desenhos, colagens de materiais, pinturas e modelagens, no caso de argilas e outros materiais.
Apesar das crianças terem liberdade quanto ao processo criativo, a educadora lembra que é papel do professor aguçar este processo de forma intencional, sempre prezando por diferentes propostas e experiências que possibilitarão aos alunos uma melhor aprendizagem.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber