Alunos aprendem sobre descobrimento do Brasil e índios com criticidade e leitura
Com consciência, veracidade e criticidade, os professores do Ensino Fundamental da Escola Chave do Saber (ECSA) iniciaram a conversa sobre o descobrimento do Brasil, conceituando e criando um paralelo com o termo “descobrimento”, por meio da leitura compartilhada do livro “De onde você veio”.
O assunto foi contextualizado e abordado dentro da realidade dos povos indígenas do passado e dos dias de hoje. Contemplando assim, a valorização e o respeito às diferenças.
Os alunos puderam assistir alguns vídeos sobre a presença dos indígenas no contexto histórico da formação do povo brasileiro e quais contribuições e influências podem ser destacadas. A turma do 4º ano ainda fez uma apresentação com a música Pindorama.
“Dia do índio e Descobrimento do Brasil foram trabalhados de forma correlacionada e através de questionamentos que proporcionaram aos alunos algumas comparações e reflexões: De onde viemos? Que povo habitava o Brasil na época da chegada dos portugueses? Como estão os índios nos dias atuais, sua cultura, costumes e tradições?”, explicou a diretora geral da ECSA, Marcia Bezerra.
Como atividade experimental, algumas séries realizaram o “escambo de livros” troca que acontecia no contexto da exploração do pau–brasil. “Nosso objetivo aqui foi incluir a leitura, como atividade prazerosa e espontânea, além de proporcionar a interação social”.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber