Dia do Estudante é comemorado com atividades online e homenagens
Pela primeira vez em sua história, a ECSA celebrou o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, fora do ambiente escolar. Devido às medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, as atividades em homenagem aos estudantes tiveram que ser adaptadas. Ao invés de beijos e abraços nas crianças, conforme a tradição, este ano professores e equipe pedagógica da escola demonstraram seu carinho e saudades por vídeos e troca de mensagens virtuais.
Entre as atividades, uma das que mais emocionou tanto alunos quanto professores foi a exibição de um vídeo gravado por toda equipe pedagógica da ECSA para as turmas. Na mensagem, professores, coordenadores e a Direção da escola, homenagearam os estudantes pelo seu dia, além de falarem da falta que todos os alunos fazem na escola.
Coordenadora do Fundamental II, Giseli Barros, conta que a ideia do vídeo era demonstrar a saudade dos professores e toda equipe pedagógica por seus alunos, uma vez que há quase cinco meses as aulas online foram adotadas pela ECSA, em cumprimento a decretos municipais e estaduais relacionados à prevenção ao novo coronavírus. “Queríamos mostrar para os alunos a importância deles na vida de todos da escola. Estamos com muitas saudades dos nossos alunos e aguardando ansiosamente para reencontrá-los”, conta.
Outra atividade das turmas do Fundamental II foi um café da manhã virtual, onde alunos e professores prepararam sua mesa para degustarem juntos na 1ª aula do dia. “Foi um momento descontraído para eles conversarem sobre outros assuntos e matarem um pouco da saudade”, complementa Giseli.
A homenagem dos professores aos alunos contemplou também turmas do Fundamental I, como relata a coordenadora Eliza Duemes. Além do vídeo, a semana foi repleta de ações que envolviam o Dia do Estudante, como reflexões, leituras e bate papo com os alunos. Aproveitando a proximidade com o Dia dos Pais, também foram promovidas atividades em conjunto com os adultos.
“A participação dos pais foi excelente. Mesmo aqueles que estavam em horário de trabalho, puderam interagir porque era tudo virtual. Este envolvimento é positivo tanto para as crianças quanto para eles”, pontua.
Já com as turmas do Pré, o Dia do Estudante foi dia de mão de massa, com uma oficina de Slime. Para a preparação do material, as crianças foram apresentadas aos ingredientes e o modo de preparo, além de medirem proporções e usarem a criatividade para customizar a massa com a cor que queriam. “Foi um momento de interação entre colegas e pais que fez muito sucesso”, finaliza a coordenadora do Infantil, Milene Dorneles Arrial.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber