ECSA trabalha música e dança para homenagear Cuiabá no aniversário de 299 anos
A Escola Chave do Saber (ECSA) homenageou Cuiabá em comemoração ao aniversário de 299 anos. Alunos do 1ª ao 4º ano apresentaram atividades culturais divididas entre interpretações musicais e danças. A integração entre as crianças repercutiu o dia 8 de abril de forma carinhosa.
Rose, professora de música da ECSA, trabalhou junto dos alunos desde o começo do ano para que as apresentações fossem perfeitas. “A proposta de trabalhar com a arte cuiabana, cultura, música, vem da ideia de os alunos trabalharem as datas significativas e o aniversário de Cuiabá não poderia passar em branco”.
Todo o esforço da equipe pedagógica é para que o desenvolvimento humano no ambiente escolar esteja ligado ao contexto cultural. Julia, aluna do 4º ano, fez questão de expor sua gratidão em poder participar das atividades. “Eu fico muito agradecida de poder tocar e homenagear nossa cidade. É uma comemoração pequena, mas que vai ficar para sempre com a gente”.
A professora Rose trabalha a música como instrumento de integração. A flauta doce é o mecanismo escolhido. “Já tem algum tempo que trabalhamos com a flauta. Estudamos canções e danças cuiabanas. Isso faz com que as crianças ouçam e explorem a música. Assim elas podem entender Cuiabá. Nós trabalhamos imagens, compositores. O ouvir é muito importante. Aqui trabalhamos o cidadão”.
As atividades também se estenderam a todos os professores. Diversas disciplinas trabalharam a comemoração em sala de aula. A primeira semana de abril acabou marcada por trabalhos manuais em todos os anos. Representações de animais e objetos tipicamente cuiabanos foram realizados em pintura e modelagem em argila.
A aluna Ana Clara, do 4ª ano, comentou sobre o momento. “Eu acho diferente e muito bonito. Nós sempre comemoramos. Nós amamos tocar flauta e poder tocar no aniversário de Cuiabá é muito legal”.
O trabalho pedagógico apoiado em ferramentas culturais faz parte da metodologia empregada pela Escola Chave do Saber. O objetivo é que os alunos sejam propositivos e conscientes no processo de aprendizagem.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber