ECSA promove aulas com rotação por estação no modelo híbrido

Interatividade, criatividade e protagonismo resumem as aulas com rotação por estação, uma das novidades da ECSA seguindo o modelo híbrido de ensino. A proposta já foi implantada com as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, e deve ser ampliada para outras nas próximas semanas. Entre os benefícios deste tipo de aula está a autonomia das crianças durante as atividades e o desenvolvimento de suas habilidades.

Professora do Ensino Fundamental I, Vanessa Paula Caetano, explica que a adoção do sistema de rotação por estações dá continuidade aos modelos implantados pela ECSA desde o início das aulas híbridas. Outras metodologias como a sala de aula invertida já foram testadas com algumas turmas. O modelo de rotação funciona com a divisão dos alunos em grupos presenciais e virtuais, com a aplicação de diferentes atividades para cada um. As tarefas precisam da troca e auxílio entre as crianças para que sejam cumpridas.

“Enquanto professora eu faço o acompanhamento do que eles estão fazendo, mas a proposta é realizar poucas intervenções, deixando que eles mesmos resolvam as atividades. No primeiro momento, fizemos a rotação por estação na aula de matemática, com exercício de raciocínio lógico, multiplicação e divisão. A ideia é usar o modelo em outras disciplinas e com mais turmas também”, pontua a professora.

As aulas com rotação por estação foram um sucesso com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Em breve, outras turmas da ECSA também experimentarão a novidade.

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: