ECSA realiza primeira edição da Tech Maker Innovation Day
Serão 158 projetos realizados por alunos do pré ao Fundamental II
Em um mundo cada vez mais tecnológico, o estímulo ao uso de novas ferramentas e a adoção da cultura Maker se mostram cada vez mais importantes na formação das novas gerações. Na Escola Chave do Saber (ECSA), isso vem sendo feito desde 2018, com o projeto da Sala Tech e experimenta um novo e promissor momento com a realização do Tech Maker Innovation Day. Será no dia 18 de novembro, com alunos do pré ao 9º ano apresentando 158 projetos, além de alguns trabalhos realizados com o Jardim II.
Segundo a professora Mara Tereza Antunes dos Santos Farias, coordenadora da Sala Tech, trata-se de um Festival Maker Científico que apresenta à comunidade escolar e visitantes os trabalhos STEAM (sigla que quer dizer, em inglês, Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics, ou seja Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), produzidos no espaço durante o ano letivo, como “evidencia de aprendizagem”.
Por meio do modelo STEAM de educação, são criadas oportunidades e os alunos são incentivados a exercitarem o protagonismo para além das teorias, literalmente colocando a mão na massa para desenvolver suas ideias e projetos. “Compartilhamos descobertas, criamos, interagimos e ressignificamos o processo de ensino e aprendizagem”, define a professora.
Mara lembra que a proposta está na 5ª competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
“O objetivo do Tech Maker Innovation Day é introduzir o aluno na prática, ao contrário do modelo que é centrado na teoria, ainda presente na maioria das escolas de todo o Brasil. É uma adaptação da ideia do ‘faça você mesmo’, só que voltada para o ensino”, pontua. “É uma oportunidade para que eles sejam desafiados a propor soluções para diferentes problemas e a enxergar conceitos além do ponto de vista comum. Outro diferencial desse festival é a competição amigável, trazendo prêmios com algumas categorias especificas”, acrescenta a coordenadora.
Sala Tech na ECSA
A ECSA foi a primeira escola de Mato Grosso a instituir e colocar em funcionamento uma Sala Tech, em 2018. No espaço, os estudantes vivenciam semanalmente atividades ligadas ao currículo da série e desenvolvem habilidades especificas proporcionando oportunidades para que as ideias surjam a partir da experimentação e da cultura Maker. Ou seja, a ideia é que eles aprendam com protagonismo, levantando a bandeira dos 3 “Rs” da sustentabilidade – reduzir, reciclar e reutilizar – na produção de projetos.
Na Sala Tech ocorrem também Oficinas de Robótica e Preparatório para as Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), onde o estudante pode aprofundar as práticas relacionadas ao Letramento Digital e Pensamento Computacional.
O ambiente da sala Tech oferece dois espaços. No Labciências, os alunos aplicam a teoria estudada, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, manuseando equipamentos, entre outros, fazendo com que testem conceitos e formulem ideias sobre determinado assunto. Já o Lab Maker Steam leva o aluno a “pensar fora da caixa”, buscar soluções criativas e saber aproveitar recursos da tecnologia e da Robótica Educacional através do Arduino e plataformas de gamificação que utiliza linguagens e códigos de programação.
Escrito por:
Redacao paueprosa