Escola Chave do Saber resgata tradição dos antigos carnavais
Os alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) caíram na folia nesta sexta-feira (9/02) para entrar no clima do Carnaval. A atividade, que envolveu todos os anos, ocupou o salão e quadra da unidade num clima que remete aos carnavais tradicionais dos blocos e bailes, ao som de marchinhas e sambas clássicos.
A coordenadora pedagógica do Infantil e do Fundamental I, Camila Gonçalves, explicou que a ideia da escola para este ano foi um resgate da tradição do carnaval antigo. “Um carnaval de diversão, de alegria, de músicas saudáveis, felizes. É um momento em que as crianças podem vir com roupas customizadas, fantasias e brincar à vontade. Aqui dentro da escola a gente procura proporcionar esse momento agradável para as crianças”, frisou.
Elas, claro, aproveitaram ao máximo e elogiaram a iniciativa. Como a aluna Ágatha da Fonseca, do 4º B, que disse gostar muito do carnaval porque pode se fantasiar e se reunir com os amigos. Para ela, foi interessante também por causa das atividades relacionadas ao tema. “A gente pesquisa na sala de aula curiosidades sobre o carnaval. Uma das minhas três curiosidades era que o carnaval carioca é o mais popular do mundo”, lembrou.
Maria Augusta Cabral Pires, do 4º B, contou que em sua pesquisa ficou sabendo um pouco mais sobre os primórdios da festa no Brasil. “Antigamente o carnaval era chamado de entrudo dos portugueses”, informou. “Adoro porque a gente brinca, se veste de personagens imaginários e faz várias coisas, é super legal”, acrescentou a aluna.
Para o aluno Artur Augusto Pires, a folia é ainda mais interessante na escola. “Eu amo o carnaval, porque aqui a gente brinca, é um lugar superdivertido. O carnaval da ECSA é muito animado”, opinou. A colega Maria Magalhães Novais, do 4º A, também fez questão de manifestar seu contentamento. “Eu gosto do carnaval porque é uma festa muito alegre, a gente dança, joga confete nas pessoas, usa fantasia”, exemplificou, revelando que o gosto pela folia vem de família.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Fotos: Tchélo Figueiredo
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber