Plataforma digital chega a ECSA para modernizar o ensino
“Atitudes para atuar com protagonismo no século 21” é o que propõe a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trazendo como a 5ª competência geral, a cultura digital. O uso dela como ferramenta de ensino e acompanhamento escolar é um dos principais objetivos da Plataforma Plurall, apresentada na última semana (03.10) aos pais e responsáveis dos alunos do 5º e 8º ano da Escola Chave do Saber (ECSA).
A novidade será testada a partir deste bimestre com as turmas do 6º ano, como plano piloto, para que em 2020 seja implantada definitivamente com todos os anos do Ensino Fundamental II. Conforme estabelecido pela BNCC, a tecnologia, bastante conhecida entre as crianças e jovens, os chamados “nativos digitais” e que mudou o contexto de comunicação e os relacionamentos deve ser consolidada de forma crítica, significativa e ética.
A ideia de buscar novas ferramentas de aprendizado surgiu com a identificação do uso frequente de celulares, tablets e computadores pelos alunos. A diretora da ECSA, Márcia Bezerra, explica que ao invés de enxergar este consumo tecnológico como algo prejudicial, é possível transformar o interesse dos estudantes e resultar em melhores notas e desempenho escolar.
“A tecnologia pode ser vista como uma aliada da educação. Mas é claro, que um celular ou computador jamais irá substituir o papel do professor em sala de aula. É um complemento ao que é executado na escola”, disse.
A apresentação da plataforma foi realizada pela equipe de engajamento digital da Plurall, Gláucia Gusmão e Aline Guerra. O programa é da Somos Educação, e é hoje utilizado por mais de 270 mil alunos em todo o país. O acesso pode ser pelo aplicativo baixado em celulares ou diretamente no site.
“A plataforma contempla tutorias online, onde o aluno pode salvar, consultar e enviar dúvidas, apostilas digitais, com opção de download para acessar mesmo se estiver off-line, realização de tarefas complementares; os pais podem acompanhar todo o desempenho dos filhos através de relatórios de resultados; os professores poderão enviar conteúdo de apoio, identificar as dificuldades e os avanços dos alunos e turmas. São diversas formas de usar a tecnologia”, pontua Gláucia Gusmão, da Plurall.
Mãe de um aluno do 7º ano, Maria Izetti conheceu a plataforma e gostou da ideia. Para ela, a tecnologia “é um caminho sem volta” e por este motivo deve ser vista como ferramenta de apoio em diversas áreas. “O início desta transição do computador só para diversão para também usá-lo para estudar deve ser um pouco difícil. Em casa e na escola, temos que incentivar os alunos”, acrescenta.
Um dos destaques da Plurall é a tutoria online, com equipes de professores de plantão, inclusive aos finais de semana e à noite. A área é um “banco de dúvidas”, em que os estudantes enviam seus questionamentos e em pouco tempo são respondidos. A plataforma já tem cadastrada mais de 1 milhão de dúvidas.
Na ECSA, a Plataforma Plurall já está em fase de testes pela equipe pedagógica e alguns alunos com necessidades específicas, como conta a diretora, Márcia Bezerra. “Temos um estudante, por exemplo, com dificuldades, limitações motoras. Na plataforma ele consegue enviar suas dúvidas, no próprio tempo, acompanhando a sala e mais à vontade. Casos assim poderão ser muito beneficiados”, finaliza.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber