Sala Tech usa tecnologia e inovação como instrumento pedagógico e gera prêmio e bons resultados
Ciências, tecnologia, matemática e lógica aplicados conjuntamente proporcionam aos alunos pensar alternativas para situações de vida prática. Essa é a proposta da Sala Tech, um projeto desenvolvido pela Escola Chave do Saber (ECSA) que em pouco tempo já mostrou resultado.
Um dos projetos criados pelos alunos na Sala Tech foi premiado em 2018 num dos maiores eventos de tecnologia mundial, o Arduino Day, realizado no Univag. O projeto foi vencedor em duas categorias: votação popular e pelo júri técnico.
Os alunos criaram um rastreador solar que pode garantir um melhor aproveitamento da luz do sol em até 40%, favorecendo assim a produção de energia de forma sustentável. A experiência é de autoria de alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Chave do Saber (ECSA).
João Pedro Garcia, Luiza C. Sperandio, Yasmin Laureen Antunes e Luana Caldas Paredes, adolescentes de 12 e 13 anos, iniciaram os trabalhos na Sala Tech da ECSA enquanto estudavam sobre forma sustentável de geração de energia. O assunto despertou o interesse e logo partiram para a prática sob o auxílio dos professores Mara Tereza, Andréa Cristiane e Helton Sodré.
As aulas na Sala Tech fazem parte da grade curricular regular da escola do 2º ao 9º ano. Márcia Bezerra, diretora pedagógica da escola, explica que a proposta de ensino é ressignificar o uso da tecnologia, de conceitos das ciências exatas e humanas de forma a aproximá-los dos alunos e possibilitar pontos de partida para reflexões sobre questões atuais, sobre problemas e desafios a serem superados.
A Sala Tech é estruturada para receber os participantes no início do ano letivo e a cada bimestre, os projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados na Reunião dos Pais.
“Para desenvolver o plano de ensino da Sala Tech fomos em busca de novas ações curriculares para a informática educativa, o uso da lógica através do xadrez e que os projetos fossem atrativos para o processo pedagógico”, explica a diretora.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber