Alunos da ECSA visitam empresa de reciclagem em Cuiabá

Sabemos que a reciclagem ajuda na preservação do meio ambiente e, consequentemente, na vida dos seres humanos. Ver como todo esse processo funciona na prática é tão importante quanto na teoria. E foi isso que as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Chave do Saber (ECSA) fizeram ao conhecer a empresa de reciclagem EcoDescarte, na última sexta-feira (20 de setembro).

A iniciativa faz parte de um projeto da escola, o ECO ECSA, que surgiu para tratar da relação do ser humano com o meio ambiente, principalmente com a produção e descarte consciente de lixo no ambiente escolar. “Nossa intenção é sensibilizar as crianças para que possam cuidar melhor do planeta em que vivemos”, explicou Eliza Rita de Oliveira Duemes, coordenadora da Ed. Infantil e Fund. I, que acompanhou os alunos durante a visita.

Reciclar significa reaproveitar resíduos que antes seriam despejados na natureza. Cada material possui suas possibilidades de reuso e processos para este fim. Os alunos puderam ver todo o processo de reciclagem que começa no recebimento dos materiais. Os que podem ser reutilizados são separados e os que não podem são encaminhados para as empresas especializadas que fazem o descarte correto.

Os fios eletrônicos, por exemplo, passam por um processo de reciclagem e viram matéria-prima. “Primeiro os fios são colocados em uma máquina de trituração, onde é separado o cobre do plástico, depois o cobre é encaminhado para outra máquina que faz a secagem do resíduo e por fim é colocado em um recipiente e está pronto para ser reutilizado”, explicou Thiago Pegorini, proprietário da empresa EcoDescarte.

Para a aluna Helena Carvalho, a aula prática de reciclagem de resíduo eletrônico foi muito legal. “Eu não fazia ideia de que os fios, como o carregador de celular, pudessem ser reciclados. Gostei de aprender como funciona todo esse processo”.

 

Fotos: Junior Silgueiro

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

 

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: