Alunos da Ed. Infantil experimentam atividades com Realidade Aumentada
A Escola Chave do Saber (ECSA), seguindo a tradição de busca pelo que é mais moderno e atual na educação, tem colocado seus alunos para experimentarem situações que vão além do real. Isso é possível com projetos como o de Realidade Aumentada (RA) que vem sendo aplicado na Educação Infantil durante as aulas do Mind maker, que amparado pela Sala Tech, vem ampliando esse espaço dentro da escola.
A professora Mara Tereza Antunes, coordenadora da Sala Tech na ECSA, explica que o trabalho foi desenvolvido com as crianças com idades de 4 a 5 anos, utilizando a ferramenta Quiver Vision. Ela possibilita a aplicação da Realidade Aumentada e oferece experiências envolventes de alta qualidade, promovendo a compreensão e utilização de ferramentas tecnológicas, salienta.
“O projeto consiste em fazer com que o aluno desenvolva a sua criatividade e aprimore a sua visão espacial. Podendo ainda abordar outros assuntos educacionais, tornando a aula maker mais atrativa e interativa com alunos e família”, diz Mara. Segundo ela, a iniciativa faz parte de um processo de inovação da educação com a tecnologia e a experiência com alunos nessa faixa etária vai proporcionar um avanço tecnológico e educativo importante.
Como funciona
A família recebe um arquivo PDF de pintura conforme o conteúdo ministrado em sala de aula, bem como as instruções para a instalação do aplicativo Quiver Vision pelo aparelho celular. Após colorir o desenho, o aluno direciona o celular para o papel e passa a visualizar a magia da realidade aumentada sobre o desenho pintado.
De acordo com um dos professores, Mario Paulo dos Santos Filho, a experiência com a realidade aumentada foi vibrante. “Foi muito divertido ver os alunos participarem dessa nova perspectiva de ver o mundo”.
“O resultado obtido foi um grupo de alunos vivenciando algo novo dentro da tecnologia educacional. Mas o que realmente pude perceber é a participação da família em querer fazer com que o aluno vivencie esta nova tecnologia”, destaca o professor.
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber