Como é feito o domínio da leitura no Ensino fundamental I?

Alunos da ECSA em atividade de leitura

O domínio da leitura é um dos principais objetivos do Ensino Fundamental I. O aprimoramento dessa capacidade, além da interpretação de texto, é essencial para o desenvolvimento e aprendizado do aluno.

Por isso que o tema é tratado com atenção no plano de aula do Ensino Fundamental I. Isto é, para que o aluno possa construir o seu conhecimento, o estímulo ao aprendizado da leitura é algo que deve acontecer de forma amplamente organizada.

A ECSA segue as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Saiba mais sobre como é feito o domínio da leitura no Ensino Fundamental 1! 

Ensino Fundamental I: importância da leitura e interpretação de texto

Antes de saber como é feito o domínio da leitura, é essencial entender qual a importância não só da leitura, como também da interpretação de texto no Ensino Fundamental I.

De um modo geral, ambas as capacidades fazem parte do desenvolvimento e da construção do conhecimento do aluno.

Ler e interpretar são habilidades fundamentais para a inserção do aluno no convívio social, bem como para sua interação com a sociedade.

Podemos dizer então que a relevância da leitura e da interpretação de texto é indiscutível dentro da Educação Básica no Brasil.

O objetivo do Ensino Fundamental I é justamente desenvolver o domínio da leitura do aluno e interpretação de texto, pois nesta etapa da educação é realizado um aprimoramento de ambas as capacidades.

O aprimoramento da leitura e interpretação de texto

Esse aprimoramento em sala de aula na fase do Ensino Fundamental I é algo que deve fazer parte da proposta pedagógica de toda instituição de ensino, em especial da escola integral.

É em sala de aula que o aluno tem não apenas a oportunidade de criar o hábito da leitura, como também dominar essa capacidade.

A construção desse domínio é feito em três fases:

– Pré-compreensão: fase onde há uma inserção do aluno no ambiente escola, com estímulo ao contato com a leitura;

– Compreensão: nesse momento, é desenvolvida a compressão do texto, entendendo a mensagem ali escrita;

– Interpretação: fase onde o aluno é capaz de apresentar suas próprias respostas sobre o que compreendeu do texto.

Objetivo do Ensino Fundamental I

As três fases são estabelecidas visando um desenvolvimento completo da capacidade de leitura do aluno. Este, aliás, é um dos principais objetivos do Ensino Fundamental I.

Como estabelece a BNCC do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), período que compreende do 1º ao 5º ano, esse período tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências específicas.

São elas que possibilitam a articulação horizontal entre os anos do Ensino Fundamental, fazendo com que o estudante possa vivenciar o aprendizado de uma forma completa.

Trabalho pedagógico: como criar o hábito de leitura

O trabalho pedagógico, especialmente na busca pelo domínio da leitura no Ensino Fundamental I é essencial.

Esse trabalho dos educadores é feito com foco em auxiliar o aluno a compreender os principais aspectos da língua, além da sua capacidade em interpretar a mensagem transmitida por um texto. São estabelecidas algumas práticas no ambiente escolar, como:

– Estabelecer conexões e associações – estímulo à associação entre o texto e a vida real, com base nas experiências do aluno;

– Perguntas a respeito dos textos – questões cujas respostas ajudam a criança a assimilar a ideia central de um texto;

– Criação de imagens mentais que facilitem a compreensão – estímulo à criação de imagens mentais que facilitem a compreensão da leitura.

Plano de aula no Ensino Fundamental I

Todas essas práticas são parte do plano de aula desenvolvido para o auxílio na compreensão e domínio da leitura.

A organização do planejamento do conteúdo que será ministrado em sala de aula tem como foco garantir as ferramentas necessárias ao desenvolvimento da criança.

Dentro da proposta pedagógica, o aluno pode construir não apenas o hábito de leitura e interpretação de textos, como também estimular o seu pensamento crítico.

Dentro da rotina da criança em sala de aula, as atividades voltadas ao domínio da leitura são ministradas com um completo estímulo ao desenvolvimento intelectual, cultural e social do estudante.

Atividades com leitura e interpretação de texto

As atividades com leitura e interpretação de texto, tais como a leitura e escrita em grupo, são norteadores na busca pela criação desse hábito.

Em sala de aula, com orientação do educador, o aluno tem a oportunidade de aprender através da ludicidade e da interação com o ambiente e seus colegas.

Rodas de leitura entre os alunos, por exemplo, é uma oportunidade perfeita para que a criança seja estimulada no domínio da leitura. Com a participação de todos, o incentivo é muito maior. 

O estímulo à leitura em família

Assim como o trabalho desenvolvido na escola, o domínio da leitura do aluno na etapa do Ensino Fundamental deve acontecer também no ambiente familiar. É essencial para a construção desse hábito que a prática se estenda para fora da sala de aula.

O hábito da leitura desempenha um papel essencial na formação e desenvolvimento do estudante. Mas isso só acontece quando escola e família atuam em conjunto para isso.

É preciso que os pais também busquem formas e meios de incentivar e despertar o interesse pelos livros nas crianças. Quanto antes esse trabalho for feito, mais rápido é a construção do domínio da leitura.

Sabendo da importância desse hábito, a ECSA, escola em Cuiabá, busca desenvolver um plano de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco também no domínio da leitura e interpretação de textos.

Educar é o nosso compromisso, e para isso, garantimos que as crianças possam vivenciar situações desafiadoras, acolhedoras, seguras, que lhes permitam desenvolver as suas potencialidades, expressando-se com liberdade e responsabilidade.

Quer saber mais como o hábito e o domínio da leitura são desenvolvidos na ECSA? Então agende uma visita e veja de perto como ajudamos na construção do conhecimento!

Quero agendar uma visita!

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


Posts relacionadoos: