Programa Rumo Certo é apresentado aos alunos e professores do Grupo Somos
Alunos e professores do Colégio Maxi e da Escola Chave do Saber receberam com entusiasmo o primeiro programa de desenvolvimento humano que está sendo implantado na escola. Denominado de Rumo Certo, o objetivo é conscientizar e formar cidadãos conscientes de suas escolhas relacionados à saúde, sexualidade, além do uso de álcool e drogas.
Arthur Antunes Fernandes de Almeida é aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Maxi e aprovou a iniciativa. “Muitas vezes as famílias não se importam ou não trabalham essas questões com os filhos, então a escola deve sim discutir esse tema com alunos e fomentar a discussão”. Com apenas 15 anos, o estudante destaca que nunca consumiu bebeida alcoolica e que o ideal é a partir dos 18. “Nunca experimentei, prefiro fazer 18 anos e então resolver se vou ou não querer experimentar”, diz.
A apresentação ficou por conta do pós-doutor em psicologia pela Universidade de Washington, Raul Aragão Martins, e pela psicóloga e doutora na área Luciana Aparecida Nogueira da Cruz. Eles são autores do livro “Meus alunos estão bebendo! E agora?. Eles integram o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, que reúne profissionais das melhores universidades do país, como UNESP, UNICAMP, USP e UNIFESP e auxiliarão o Colégio na aplicação desse projeto.
O professor e coordenador pedagógico de Ensino Médio do Maxi, Carlos Roberto Leão, destaca que a escola não pode virar às costas para questões da sociedade. “Não há um muro entre escola e sociedade. Quando se fala em educação integral nos referimos o trabalho de todas as questões que envolvem o ser humano. Nossa expectativa é formar cidadãos mais concientes e ter o apoio dos pais nesse projeto”, pontua.
O Programa Rumo Certo será executado para alunos do 6º ano do Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio do Colégio Maxi e também para alunos do 9º ano do Fundamental II da ECSA.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber