Profissionais do Grupo SOMOS participam de Seminário Internacional sobre Convivência Ética nas Escolas
Dados de uma pesquisa recente do IBGE apontam que cresce o número de casos de bullying envolvendo jovens em ambiente escolar. Para aperfeiçoar esse espaço de convivência mútua, tornando-o mais saudável, mais harmônico, com pessoas mais justas, tolerantes e respeitosas, as orientadoras pedagógicas do Colégio Maxi e da Escola Chave do Saber (ECSA) estiveram em Brasilia, no mês passado, participando do Seminário Internacional: a convivência ética nas escolas.
O evento, organizado pela Universidade de Campinas e parceiros teve o objetivo apresentar e discutir diferentes pesquisas sobre as questões de convívio na escola. “A palestra mostrou a importância de transformar a escola num ambiente positivo aos alunos. Para isso, destacou-se maneiras de promover o engajamento dos estudantes e dos professores, por meio de assembleias, visando debater a convivência ética, o relacionamento interpessoal baseado em valores como justiça, respeito, diálogo e solidariedade, por exemplo”, explica a orientadora pedagógica do ECSA, Camila Gonçalves.
Ministrados pela pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp-Unicamp, Prof.ª Dr.ª Adriana de Melo Ramos e pelo pesquisador Prof. Dr. Raul Aragão do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, o seminário destacou que diferentes estudos têm indicado que uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores e também pelos alunos está na qualidade das relações interpessoais na escola. Sendo assim, de acordo com palestrantes, o caminho é favorecer efetivamente um clima escolar positivo, para que a escola cumpra o objetivo primordial de se apresentar como um espaço onde o “bem-estar” esteja presente.
Os estudiosos mostraram ainda exemplos de trabalhos feitos em diversas instituições de ensino e com turmas consideradas díficies do ponto de vista da convivência, mas que foram restabelecidas ao convivio harmonioso.
A orientadora disciplinar do Colégio Maxi, Valdisania Santos adiantou que as estratégias e ferramentas discutidas no encontro devem entrar no planejamento didático das escolas do Grupo SOMOS de Cuiabá. “Esse tema será trabalhado a partir do Ensino Fundamental 2 até o Ensino Médio com os estudantes dentro de sala de aula. Vamos promover rodas de conversas, discutir temas atuais, e promover até mesmo aulas expositivas”, afirmou.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber