Que tal indicar um livro? Os alunos ECSA entraram nesta onda e elencaram várias obras literárias. Confira;

18 de abril é uma data que até pode passar desapercebida por muita gente, mas trata-a de um dia especial, principalmente para o público infantil. Hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. E não foi escolhida aleatoriamente, ao contrário. É uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escrito considerado o pai da literatura infantil.

Que tal indicar um livro para o amigo? Pois é, foi exatamente esta a proposta feita pela Escola Chave do Saber (ECSA) para marcar e celebrar a data em grande estilo. Os alunos resolveram indicar obras para os demais e as opções são as mais variadas.

A dinâmica agradou os leitores mirins e eles resolveram compartilhar suas experiências com a leitura. O resultado: muitas histórias bacanas para ser contada. Cada um teve uma influência diferente, gostos diferentes, mas a paixão é a mesma: leitura.

“Diário de um Banana”, série de livros infanto-juvenil escrito pelo norte-americano Jeff Kiney, foi a porta de entrada para alunos como Luisa Novais, do 4º ano, e Ana Lucia Powala, 8º ano. Outro livro que serviu para despertar a paixão pela leitura é “O Pequeno Príncipe”, obra do francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, mas bastante atual, principalmente para Anna Luisa Rondon, do 8º ano, e Pedro Fernando, 3º ano.

Apesar de referências diferenciada, para todos a leitura iniciou mesmo foi na escola com os livros literários. Porém, nem sempre era prazeroso e alguns com a orientação e até exigência dos pais, outros por curiosidades, buscaram obras que lhe despertaram interesse.

Gabrielle Bragaglia, 8º ano, por exemplo, define o início da leitura como de maneira inusitada e já adianta que não aceita trocar livros com as amigas porque tem ciúmes e medo que volte estragado.

Anna Luisa, por exemplo, conta que o pai tem uma biblioteca em casa com mais de 300 livros, assim como Nair Gomes, do 5º ano, no qual conta com o aparato de livros do avô, que tem um minibiblioteca em sua residência. Já na família de Aline de Lurdes, 5º ano, toda a família é adepta à leitura.

Muito extrovertida, Aline está bastante adiantada na leitura e não se limita aos livros infantis. Ela atualmente lê os livros da série Diários do Vampiro, de L. J. Smith, que é voltado na verdade para o público adolescente.

Outra criança que “está à frente do seu tempo” na leitura é Pedro Henrique da Silva Webers, do 4º ano. Além de ter começado bem cedo, com 4 anos, entre a lista de livros que passou pelas suas mãos está “O Diário de Anne Frank”. Mesmo sem ter toda a percepção sobre o nazismo, o jovem leitor conta o que chamou atenção na história: “é a história de uma família de judeus que são procurados por ‘uns caras’ (sic). Eles passam a vida se escondendo e não são encontrados”. Para ele, “o livro foi marcante”.

Irreverente, Julia Curvo, do 3º ano, brinca com os livros que a mãe compra para ela. “Um dia ela chegou com um livro que, sério, não era um livro era um dicionário, deste tamanho (e mostra com as mãos a grossura do livro), para eu ler. Não entendo isso!”, brinca.

Sobre a censura a alguns livros, vai de caso a caso. O pai de Anna Luisa segue o “politicamente correto”, como ela mesmo descreve, já para Aline, não há censura, porém, filha de advogado, o pai não deixa ela ver os livros sobre casos reais de homicídios para evitar pesadelos à noite.

Júlia é outra que não sofre com a limitação do que pode ler e admite gostar dos livros de terror, que inclusive ela ganha do próprio pai.  Já Pedro Fernando conta também que no começo a mãe ensaiou censurar O Extraordinário, porém, ele a convidou para ver o filme e entender a história, após a sessão de cinema ele conseguiu terminar de ler o livro.

Heloisa Borges diz que o pai optou por orientar ao invés de proibir leituras de certo livros e aposta na responsabilidade da jovem para não fazer coisas erradas.

Quem também não tem censura em casa e está lendo dois livros bem à frente da sua idade é Enzo Freitas, do 4º ano. Atualmente ele lê Assassin’s Creed, é um romance de fantasia histórica, escrito por Oliver Bowden, e baseado no universo do jogo de mesmo nome, que relata uma história de vingança, e Percy Jackson, uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, que até tá adequada para idade dele.

A rotina de leitura também é variada entre eles, há aqueles que optam por ficar na biblioteca durante os intervalos na escola para colocar a leitura em dia como é o caso de Alicia Gabriela Borges Guimarães, do 3º ano. Já Maria Eduarda Portela, do 3º ano, lê à noite em casa e Valentina Monteiro, 3º ano, que começou a gostar de livros com os contos clássicos como Cinderela e Branca de Neve, admite que é mais de vez em quando que pega para ler.

Mas isto não importa, o importante é que a paixão já foi despertada. E se a leitura já está na vida destas crianças e adolescentes, Luiza Novais vai além, ela está escrevendo um livro sobre as matérias da escola, tudo isto para falar sobre a importância delas, mas com uma linguagem de criança para criança. Inclusive as ilustrações serão feitas por outras duas amigas.

E a bibliotecária Cleide Portela é só alegria ao falar de como as crianças procuram a biblioteca para ler e conta que a atividade de indicar o livro é justamente para estimular que os alunos busquem cada vez mais este bem precioso para estimular principalmente a imaginação das crianças e passar lições para a vida.

E é claro que ela não iria deixar de indicar um livro. A sugestão é “Um dia, Um Rio”, de autoria de Leo Cunha e ilustração de André Neves. O livro foi trabalhado durante as atividades referente ao Dia Mundial da Água, celebrada no dia 22 de março, e retrata em forma de poema o drama vivido pela população da cidade de Mariana atingida pelo rompimento da barragem e o descuido com o rio.

“Queremos sensibilizá-los, o tempo todo, para os cuidados que devem ter com o ambiente em que vivemos, desde às praças, rios, para não colocar em risco a vida das pessoas. O livro mostra como tudo isto foi provocado pela ganância das grandes empresas.

Confira a relação dos livros indicados:

  1. Aluna: Gabrielle Bragaglia fez duas indicações e demonstrou ser fã da autora Kiera Cass

Livros: A Seleção (A Seleção é o primeiro livro da série de mesmo nome escrita pela autora estadunidense, Kiera Cass).

A Sereia (romance também de autoria de Kiera Cass)

 

  1. Aluna:Ana Lucia Powala

Livro: O Extraordinário (romance infantil escrito por Raquel Jaramillo, sob o pseudônimo R. J. Palacio)

“Espero que toque o coração das pessoas. O livro fala do bulling e eu espero que mostre como é importante nos colocarmos no lugar do outro”.

 

  1. Aluna: Heloisa

Livro: Sete desafios para ser Rei (de autoria de Jan Terlouw que narra uma história de um jovem de nome Stach que vive em Katoren, país dos dragões e das árvores com frutos explosivos).

“Passa uma mensagem de coragem, de quem luta por seus objetivos e nem sempre vai ser fácil conseguir aquilo que se quer”.

 

  1. Aluna:Anna Luisa

Livro: O Diário de Anne Frank (O Diário de Anne Frank é um livro escrito por Annelies Marie Frank entre 12 de junho de 1942 e 1.º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial)

“É uma história de coragem, medo e tristeza que fala de uma família judaica que se esconde dos nazistas e ela vai ficando sozinha. Um livro que comecei a ler e gostei muito”.

 

  1. Aluno: Luisa Novais

Livro: As Matérias, de autoria de Luisa com ilustração de suas amigas que ainda será publicado, mas ela adianta a sugestão.

“Quero despertar o interesse pelas matérias e mostrar que elas são importantes”.

 

  1. Aluna: Pedro Fernando

Livro: Duda Bocuda (de autoria de Andréia Vieira que conta a história de uma menina fofoqueira de primeira)

“É sobre saber guardar segredo, porque ela sai contando tudo até acabar virando uma mosca”.

 

  1. Aluna: Larissa Bragaglia

Livro: Flavia e o Bolo de Chocolate (de autoria da Miriam Leitão e trata sobre diversidade racial)

“Não podemos ter preconceitos e todo mundo é especial”.

 

  1. Aluna:Aline

Livro: As cores dos Pássaros (de autoria de Lúcia Hiratsuca baseada numa fábula japonesa que narra a história da Dona Coruja que resolve pintar suas penas e muda para sempre a natureza”.

“É um livro que fala sobre a inveja e a inveja não é legal”

 

  1. Aluna: Nair

Livro: O diário escondido da Serafina (de Cristina Porto e conta história de uma menina que adora se esconder e escrever no diário seu dia a dia)

 

  1. Aluno: Júlia Curvo

Livro: Amigos (de Helme Heine que narra a história de três amigos inseparáveis: o rato Frederico, o galo Juvenal e o gordo Valdemar)

“Eu indiquei porque é um livro que fala de amizade”.  

 

  1. Aluno:Pedro Henrique da Silva Webers

Livro: Abrindo Caminho (de Ana Maria Machado com ilustrações de Elisabeth Teixeira e traz personagens baseados em pessoas da história tanto mundial como brasileira)

 

“São história de pessoas que desenvolveram novo jeito de se localizar, criaram carros, aviões”.

 

  1. Aluna: Enzo Freitas

Livro: Árvore Generosa (de autoria de Shel Silverstein conta a história do amor entre uma árvore e um menino)

“É a história de uma árvore que dá tudo sem quer nada em troca”.

 

  1. Aluna:Maria Eduarda

Livro: Touro Ferdinando (livro de 1936 e a obra mais conhecida do autor americano Munro Leaf, as ilustrações foram feitas pelo ilustrador americano Robert Lawson, econta a história do touro Ferdinando, que prefere cheirar as flores ao invés de lutar em touradas)

“É muito interessante porque mostra que as aparências enganam”.

 

  1. Aluna:Valentina Monteiro

Livro: Mamão, Melancia, Tecido e Poesia (livro de advinha, mas com versos divertidos e rimados, de Fábio Sombra e bordados de Sabrina Sombra)

“É legal porque é um livro de advinha que fala das frutas”.

 

  1. Aluno: Alicia

Livro: Menina Bonita do Laço de Fita (autoria de Ana Maria Machado que aborda tema como a diversidade racial)

“É sobre um coelho que não discrimina a menina pela cor dela. Ela é negra e ele quer ser da cor dela”.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Pedro Ivo

Escrito por:
ECSA Escola Chave do Saber


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